EDUCAÇÃO, TERRITÓRIO E MEMÓRIA: a construção do espaço escolar em Hulha Negra (1944–1992)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13789

Palavras-chave:

História da Educação; Educação rural; Memória coletiva; Território e escolarização; Hulha Negra.

Resumo

Este artigo analisa os processos históricos de constituição do espaço educacional em Hulha Negra (RS), entre 1944 e 1992, articulando memória coletiva, territorialidade e práticas educativas. A pesquisa insere-se na perspectiva da história da educação e da geografia crítica, com abordagem qualitativa e histórico-cultural. Utiliza fontes primárias — como jornais, mapas, registros escolares e memoriais comunitários — e se ancora nos aportes teóricos de Bourdieu, Lefebvre, Haesbaert e Halbwachs. O estudo evidencia como os processos de colonização, mineração, assentamentos rurais e movimentos de emancipação política influenciaram a conformação de uma rede escolar enraizada no território. Demonstra-se que as escolas rurais, muitas vezes criadas por iniciativa comunitária, atuaram como lócus de resistência cultural, transmissão da memória local e produção de identidades. A análise aponta que o campo educacional em Hulha Negra constitui-se como espaço de disputas simbólicas e sociais, sendo a escola compreendida como produtora de territorialidades e projeto coletivo. O artigo contribui para o debate sobre a centralidade da educação na constituição de territórios periféricos e na valorização dos saberes locais.

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Biografia do Autor

  • Simone Gomes de Faria, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em História. Graduada em Letras pela Universidade da Região da Campanha/ URCAMP com habilitação para a Língua Espanhola e respectivas literaturas (2002). Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade da Região da Campanha/ URCAMP (2004. Especialista em Produção de Material Didático para a Diversidade pela Universidade Federal do Rio Grande/FURG (2013). Especialista em Rio Grande do Sul: Sociedade, Política e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande/ FURG (2014). Atualmente trabalha como professora estatutária de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de Hulha e de Bagé. Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História, pesquisa e vivências de ensino-aprendizagem da Universidade Federal do Rio Grande/FURG realizando atividades como pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Ensino de História, sentido e narrativas da FURG e integrante do Grupo de Pesquisa do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação/CEIHE da Universidade Federal de Pelotas/ UFPEL em temáticas que abordem: identidade, etnicidade, estudos comparados, imigração e migração alemã na Região da Campanha, cultura escolar e História Oral.

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Publicado

31/07/2025

Como Citar

Simone, S. G. de F. (2025). EDUCAÇÃO, TERRITÓRIO E MEMÓRIA: a construção do espaço escolar em Hulha Negra (1944–1992). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(2), 1-14. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13789