EDUCAÇÃO, TERRITÓRIO E MEMÓRIA: A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR EM HULHA NEGRA (1944-1992)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13789

Keywords:

History of Education; Rural Education; Collective Memory; Territory and Schooling; Hulha Negra

Abstract

Este artigo analisa os processos históricos envolvidos na construção do espaço educativo em Hulha Negra (RS), Brasil, entre 1944 e 1992, articulando memória coletiva, territorialidade e práticas educativas. A pesquisa está fundamentada nos campos da história da educação e da geografia crítica, adotando uma abordagem qualitativa e histórico-cultural. Ele se baseia em fontes primárias - como jornais, mapas, registros escolares e memoriais comunitários - e contribuições teóricas de Bourdieu, Lefebvre, Haesbaert e Halbwachs. O estudo destaca como a colonização, a mineração de carvão, os assentamentos rurais e os movimentos de emancipação política moldaram uma rede escolar enraizada localmente. As escolas rurais, muitas vezes estabelecidas por meio de esforços comunitários, mostram-se locais de resistência cultural, transmissão de memória e formação de identidade. A análise revela que o campo educacional em Hulha Negra funciona como uma arena simbólica e social, onde as escolas atuam como produtoras de territorialidade e projetos coletivos. O artigo contribui para o debate sobre a centralidade da educação nas formações territoriais periféricas e o reconhecimento dos saberes locais.

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Author Biography

  • Simone Gomes de Faria Simone, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em História. Graduada em Letras pela Universidade da Região da Campanha/ URCAMP com habilitação para a Língua Espanhola e respectivas literaturas (2002). Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade da Região da Campanha/ URCAMP (2004. Especialista em Produção de Material Didático para a Diversidade pela Universidade Federal do Rio Grande/FURG (2013). Especialista em Rio Grande do Sul: Sociedade, Política e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande/ FURG (2014). Atualmente trabalha como professora estatutária de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de Hulha e de Bagé. Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História, pesquisa e vivências de ensino-aprendizagem da Universidade Federal do Rio Grande/FURG realizando atividades como pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Ensino de História, sentido e narrativas da FURG e integrante do Grupo de Pesquisa do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação/CEIHE da Universidade Federal de Pelotas/ UFPEL em temáticas que abordem: identidade, etnicidade, estudos comparados, imigração e migração alemã na Região da Campanha, cultura escolar e História Oral.

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Published

2025-07-31

How to Cite

Simone, S. G. de F. (2025). EDUCAÇÃO, TERRITÓRIO E MEMÓRIA: A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR EM HULHA NEGRA (1944-1992). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(2), 1-14. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13789