FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LIBRAS PARA O ENSINO DE ALUNOS SURDOS: experiências de professores da rede municipal de ensino de Sinop-MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13859Palavras-chave:
Formação Continuada, Libras, Inclusão, Aluno SurdoResumo
Este estudo analisa as experiências de professores da rede municipal de ensino de Sinop-MT, sobre as contribuições da formação inicial e continuada em Libras para o ensino de alunos surdos. O artigo é fundamentado metodologicamente na abordagem qualitativa (Gil, 2002), e teve como participantes 4 professores com formação em Pedagogia e Letras que atuam no ensino de alunos surdos. Os dados foram coletados por meio da plataforma google forms no ano de 2021 durante a realização do curso de formação continuada sobre “metodologias e práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo”, ofertado pela Associação de Surdos de Sinop em Parceria com o Centro de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino de Sinop. Os resultados demostram que os cursos de licenciatura precisam passar por reorganização curricular no que diz respeito a preparação dos futuros professores para atuação no ensino de alunos surdos. Destacamos que os professores que atuam com alunos surdos na rede municipal de Sinop têm a possibilidade de participar de formação continua, seja em sua instituição ou no centro de formação municipal.
Downloads
Referências
ANTUNES, K. C. V.; MARIN, M.; GLAT, R. Formação de professores para atuar no atendimento educacional especializado com alunos com deficiência intelectual: competências e atribuições. In: MILANEZ, S. G. C.; OLIVEIRA, A. A. S.; MISQUIATTI, A. R. N. (org.) Atendimento Educacional Especializado para alunos com Deficiência Intelectual e Transtornos Globais do Desenvolvimento. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.
BAIENSE, Joyce Karolina Ribeiro; MACHADO, Lucyenne Matos da Costa Vieira; SILVA, Rafael Monteiro da. A importância da formação docente para a Educação de Surdos nos ambientes educacionais. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, nº 20, 30 de maio de 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 maio 2025.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União. 2002. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 02 out. 2024.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União. 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 02 out. 2024.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, DF, 2009. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 18 jun. 2025.
BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 15 jul. 2025.
BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Diário Oficial da União, Brasília, 2021. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14191.htm. Acesso em: 10 out. 2024.
CENSO ESCOLAR. Qedu, 2024. Disponível em: https://qedu.org.br/municipio/5107909-sinop/censo-escolar. Acesso em: 17 jun. 2025.
CMEEIS. Relatório Consolidado Da Educação Especial – 2025. Secretaria Municipal de Educação – Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop. 2025.
COSTA, Daniel Da Silva Costa; SCHMIDT, Carlo; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. Plano Educacional Individualizado: implementação e influência no trabalho colaborativo
para a inclusão de alunos com autismo. Revista Brasileira de Educação v. 28 e280098, 2023.
GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.
GIROTO, C. R. M.; MARTINS, S. E. S. de O.; LIMA, J. M. R. de. Formação de professores e inserção da disciplina Libras no ensino superior: perspectivas atuais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. 741–758, 2015.
IACHINSKI, Luci Teixeira; BERBERIAN, Ana Paula; PEREIRA, Adriano de Souza; GUARINELLO, Ana Cristina. A inclusão da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura: visão do futuro docente. Revista Audiol Commun Res. 2019.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos. Tenho um aluno surdo e agora? Introdução à Libras e Educação de Surdos. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
LIMA, Márcia Dia; LIMA, Marisa Dias; LEITE, Letícia de Sousa. Formação específica para Tutor da Modalidade a Distância em curso de Libras: capacitação com reflexão. In: GODOI, Eliamar; LIMA, Márcia Dias; SILVA, Roberval Montes da (Orgs). LIBRAS e o processo de formação continuada de professores: discussões teóricas e metodológicas. - Uberlândia: EDUFU, 2016.
MARTIM, Suzelaine Cristiana de Souza. O processo de formação continuada de professores de alunos surdos: um estudo na cidade de Limeira. Limeira, SP: Faculdade de Educação São Luís, s.d. 2012.
MINAYO, M. C. S. Introdução. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de Programas Sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010.
MONTEIRO, Amanda. A formação docente para o ensino de surdos: estratégias visuais e práticas inclusivas. In: NASCIMENTO, C. T. M. do et al. Formação continuada e o ensino de estudantes surdos. Revista Docentes, v. 7, n. 19, 2022.
MORAIS, Martha Christina Ferreira Zimermann Bueno de. Os Caminhos da Formação Continuada na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação/Mestrado) Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Instituto Federal Fluminense, 2009.
PEREIRA, M. C. da C.; VIEIRA, M. I. da S. Bilinguismo e educação especial de surdos. Revista intercâmbio, São Paulo, v. 19, 2009.
QUADROS, R. M.; SCHIMIEDT, M. Ideias para ensinar português para estudantes surdos. Brasilia: MEC, SEESP, 2006.
RIALTO, Daniely Gimenes Volpini. As Práticas de Educação Especial Inclusivas na
Formação Continuada de Profissionais da Educação. Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação/Mestrado) Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Inclusiva – PROFEI. Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Sinop, 2022.
SÁ, Estêvam Farias. O ensino de Libras e a utilização das redes sociais na formação continuada de professores do ensino fundamental da rede pública de Campos dos Goytacazes numa perspectiva de real comunicação com os alunos surdos. Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação/Mestrado) Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino e Suas Tecnologias. Instituto Federal Fluminense, 2023.
SINOP. Decreto nº 304/2024, de 24 de outubro de 2024. Homologa a Instrução Normativa nº 004/SME/2024 que dispõe sobre o processo de contagem de pontos para atribuição de turmas e/ou aulas e jornada de trabalho dos Profissionais e Servidores da Rede Municipal de Ensino, e dá outras providências. Prefeitura Municipal de Sinop – Câmara de Veadores, Sinop-MT, 2024. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/legislacao-municipal/2376/leis-de-sinop/categorias/educacao?p=4. Acesso em: 19 jun. 2025.
SINOP. Decreto nº 306/2024, de 24 de outubro de 2024. Homologa a Instrução Normativa nº 006/SME/2024 que dispõe sobre a regulamentação da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino de Sinop, e dá outras providências. Prefeitura Municipal de Sinop – Câmara de Veadores, Sinop-MT, 2024. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/legislacao-municipal/2376/leis-de sinop/categorias/educacao?p=4 . Acesso em: 19 jun. 2025.
SINOP. Lei nº 2.987/202, de 15 de setembro de 2021. Cria o Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop (CMEEIS) e dá outras providências. Prefeitura Municipal de Sinop – Câmara de Veadores, Sinop-MT, 2024. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/legislacao-municipal/2376/leis-de-sinop/categorias/educacao?p=4. Acesso em: 19 jun. 2025.
SOUSA, Luzia Almeida de; SOUSA, Edson Silva de. Pessoa surda: da exclusão às conquistas legais. Anais do V CINTEDI - congresso internacional de educação inclusiva. Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/108307. Acesso em: 11 out. 2024.
SOUZA, Flávio Penteado de. Narrativas visuais de aprendizagem de português como segunda língua: explorando as percepções de alunos surdos. Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação/Mestrado) Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) PPGLetras. Faculdade de Ciências Humana e Linguagem. Campus de Sinop. Universidade do Estado de Mato Grosso, 2023.
VIEIRA, Terezinha Raquel Ribeiro; BATISTA, Aline da Silva Morais; SANTOS ALEXANDRE, Ana Paula dos; VIEIRAS, Everton Felipe Silva. O ensino colaborativo: um olhar para sala de aula regular. Anais do V CINTEDI. Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/108704. Acesso em: 22 jun. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação, Cultura e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.