FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LIBRAS PARA O ENSINO DE ALUNOS SURDOS: experiências de professores da rede municipal de ensino de Sinop-MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13859

Palavras-chave:

Formação Continuada, Libras, Inclusão, Aluno Surdo

Resumo

Este estudo analisa as experiências de professores da rede municipal de ensino de Sinop-MT, sobre as contribuições da formação inicial e continuada em Libras para o ensino de alunos surdos. O artigo é fundamentado metodologicamente na abordagem qualitativa (Gil, 2002), e teve como participantes 4 professores com formação em Pedagogia e Letras que atuam no ensino de alunos surdos. Os dados foram coletados por meio da plataforma google forms no ano de 2021 durante a realização do curso de formação continuada sobre “metodologias e práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo”, ofertado pela Associação de Surdos de Sinop em Parceria com o Centro de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino de Sinop. Os resultados demostram que os cursos de licenciatura precisam passar por reorganização curricular no que diz respeito a preparação dos futuros professores para atuação no ensino de alunos surdos. Destacamos que os professores que atuam com alunos surdos na rede municipal de Sinop têm a possibilidade de participar de formação continua, seja em sua instituição ou no centro de formação municipal.

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Biografia do Autor

  • Flávio Penteado de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Doutorando em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGL/UNEMAT/Cáceres), na linha de pesquisa Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem. Mestre em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGLetras/UNEMAT/Sinop). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGAS/UFMS/Campo Grande). Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UNEMAT/Sinop). Licenciatura em Geografia (UNIFAEL/Sinop) e Licenciatura em Letras-Libras (UNIASSELVI/Sinop). Atualmente é docente interino do ensino superior no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UNEMAT/Sinop e Professor do Ensino Fundamental Anos Iniciais na E.M.E.B. Armando dias da Rede Municipal de Educação de Sinop-MT. É membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros Encrespar da UNEMAT, campus de Sinop. Possui proficiência em Língua Brasileira de Sinais emitida pelo Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação e Atendimento à Pessoa Surda (CAS/MT). É Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

  • Alana Sara Zimmermann, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Mestre em Letras PPG/UNEMAT (2022). Graduada em Licenciatura Plena em Letras/Inglês pela Universidade do Estado Mato Grosso UNEMAT (2018), graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, Especialista no Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais para Crianças ofertada pelo (Grupo de Estudos e pesquisas em Linguística Aplicada) GEPLIAS (2020) e Especialista em Língua Brasileira de Sinais, participou do Sub-projeto Letras-Língua Inglesa/Sinop no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tem experiência nas áreas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, como Bolsista do Centro de Integração Empresa-Escola -CIEE, vinculado a Secretaria Municipal de Educação Sinop/MT (2014-2016), Educação Especial, como responsável pela criação e correção de textos da instituição de ensino superior Faculdade de Tecnologia de Sinop (FASTECH) Sinop/MT.

  • Joice Ribeiro da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Pedagoga formada pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Sinop. Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso/Cáceres (PPGdu/UNEMAT), na linha de Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas. Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso/Cáceres (PPGdu/UNEMAT), na linha Educação e Diversidade. Professora Concursada na Rede Municipal de Sinop - Mato Grosso, atuando na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I na Escola Municipal de Educação Básica Monteiro Lobato. Supervisora do PIBID - Pedagogia/UNEMAT/Sinop, na Escola Municipal de Educação Básica Monteiro Lobato. É membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros Encrespar da UNEMAT/Sinop. Integrante dos Grupos de Estudos: GTIEL - Grupo de Estudos sobre Tradução, Interpretação e Ensino de LIBRAS, Tecendo Infâncias. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental, Diversidade, e Ensino (GEPEEADEn) - UECE/Canindé.

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Publicado

31/07/2025

Como Citar

PENTEADO DE SOUZA, F., SARA ZIMMERMANN, A., & RIBEIRO DA SILVA, J. (2025). FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LIBRAS PARA O ENSINO DE ALUNOS SURDOS: experiências de professores da rede municipal de ensino de Sinop-MT. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(2), 134-146. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13859