A formação do licenciado em Computação: um estudo sobre as concepções de acadêmicos e professores em relação ao Estágio Supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v1i2.437Abstract
Este trabalho é resultado de uma pesquisa de iniciação científica integrada ao projeto Formação de professores, universidade e escola, financiada pela FAPEMAT entre 2006-2009. A investigação teve como objetivo compreender a relação que alunos e professores do Curso de Licenciatura Plena em Computação do Campus “Jani Vanini”, em Cáceres, estabelecem entre o processo de preparação para atividades de estágio e sua efetivação nas escolas, visando verificar as aproximações e diferenças entre as perspectivas dos alunos e professores universitários. A pesquisa sustenta-se na abordagem qualitativa. Para o seu desenvolvimento, fez-se necessário recorrer a um aprofundamento de conhecimentos sobre formação de professores, estudando autores como: Pimenta (2006), Perrenoud (2002), Valente (1997) e outros. Também foram realizadas análises de documentos, tal como as normas que orientam o estágio supervisionado no curso, e entrevista semi-estruturada. Foram escolhidos como sujeitos dessa pesquisa os acadêmicos do 8º semestre do Curso de Licenciatura Plena em Computação de 2009/1 e professores coordenadores do estágio no curso. Os resultados obtidos apontam que os acadêmicos encontraram dificuldade para estabelecer vínculo entre teoria e prática durante o processo de preparação e efetivação do estágio. A nosso ver, tal situação sinaliza a falta de ação reflexiva dos acadêmicos acerca de sua ação nas escolas face à realidade educacional encontrada e o conhecimento construído ao longo do curso de graduação, o que deveria ter sido trabalhado durante todo o processo de formação. Por outro lado, os professores compreendem que é imperativo que os acadêmicos tenham um alicerce teórico que lhes permita ter argumentos para resolver na prática os conflitos relacionados ao saber pedagógico.
Palavras-chave: formação; estágio; teoria; prática.
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