Livro didático escolar: Um artefato multicultural

Autores

  • Marcos Pereira dos SANTOS Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE). Professor adjunto junto a cursos de graduação e pós-graduação lato sensu.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v2i1.446

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo efetuar uma análise crítico-reflexiva acerca do livro didático como artefatomulticultural de presença significativa na Educação Básica brasileira, tendo como foco central de investigação a suautilização no processo ensino-aprendizagem escolar; visando assim contribuir para uma ressignificação das práticasdocentes e discentes. Para tanto, são apresentadas inicialmente algumas definições gerais que gravitam em torno dapalavra cultura, concebendo-a em sentido plural. Em seguida, discorremos brevemente sobre alguns conceitosreferentes à cultura escolar e suas particularidades. Na sequência, busca-se tecer comentários a respeito do livrodidático na escola, enfatizando a autoridade, a identidade autoral e os discursos científico-ideológicos expressos pelomesmo. Por fim, trazemos à discussão algumas questões concernentes ao livro didático como artefato multicultural,tomando-se como ponto de referência o processo ensino-aprendizagem da matemática escolar.

Palavras-chave: livro didático; cultura escolar; multiculturalismo; tecnologia educacional.

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Biografia do Autor

  • Marcos Pereira dos SANTOS, Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE). Professor adjunto junto a cursos de graduação e pós-graduação lato sensu.
    Departamento de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. Área de "Cálculo Diferencial e Integral".

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Publicado

13/06/2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Livro didático escolar: Um artefato multicultural. (2012). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v2i1.446