Livro didático escolar: Um artefato multicultural

Authors

  • Marcos Pereira dos SANTOS Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE). Professor adjunto junto a cursos de graduação e pós-graduação lato sensu.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v2i1.446

Abstract

Este artigo tem como principal objetivo efetuar uma análise crítico-reflexiva acerca do livro didático como artefatomulticultural de presença significativa na Educação Básica brasileira, tendo como foco central de investigação a suautilização no processo ensino-aprendizagem escolar; visando assim contribuir para uma ressignificação das práticasdocentes e discentes. Para tanto, são apresentadas inicialmente algumas definições gerais que gravitam em torno dapalavra cultura, concebendo-a em sentido plural. Em seguida, discorremos brevemente sobre alguns conceitosreferentes à cultura escolar e suas particularidades. Na sequência, busca-se tecer comentários a respeito do livrodidático na escola, enfatizando a autoridade, a identidade autoral e os discursos científico-ideológicos expressos pelomesmo. Por fim, trazemos à discussão algumas questões concernentes ao livro didático como artefato multicultural,tomando-se como ponto de referência o processo ensino-aprendizagem da matemática escolar.

Palavras-chave: livro didático; cultura escolar; multiculturalismo; tecnologia educacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Marcos Pereira dos SANTOS, Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE). Professor adjunto junto a cursos de graduação e pós-graduação lato sensu.
    Departamento de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. Área de "Cálculo Diferencial e Integral".

Published

2012-06-13

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Livro didático escolar: Um artefato multicultural. (2012). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v2i1.446