Livro didático escolar: Um artefato multicultural
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v2i1.446Abstract
Este artigo tem como principal objetivo efetuar uma análise crítico-reflexiva acerca do livro didático como artefatomulticultural de presença significativa na Educação Básica brasileira, tendo como foco central de investigação a suautilização no processo ensino-aprendizagem escolar; visando assim contribuir para uma ressignificação das práticasdocentes e discentes. Para tanto, são apresentadas inicialmente algumas definições gerais que gravitam em torno dapalavra cultura, concebendo-a em sentido plural. Em seguida, discorremos brevemente sobre alguns conceitosreferentes à cultura escolar e suas particularidades. Na sequência, busca-se tecer comentários a respeito do livrodidático na escola, enfatizando a autoridade, a identidade autoral e os discursos científico-ideológicos expressos pelomesmo. Por fim, trazemos à discussão algumas questões concernentes ao livro didático como artefato multicultural,tomando-se como ponto de referência o processo ensino-aprendizagem da matemática escolar.
Palavras-chave: livro didático; cultura escolar; multiculturalismo; tecnologia educacional.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.