Comunidades de aprendizagem: refletindo sobre sua contribuição para a formação continuada do professor iniciante inserido nas escolas

Autores

  • Cristiana de Campos SILVA
  • Rinalda Bezerra CARLOS
  • Heloisa Salles GENTIL

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v2i2.627

Resumo

Este estudo traz reflexões sobre a inserção do professor iniciante na carreira docente, discorrendo acerca da sua integração com os profissionais nas escolas e as contribuições das comunidades de aprendizagem na formação continuada para o desenvolvimento profissional do professor recém-formado. Como resultados, a pesquisa revela que a partir do estudo coletivo desenvolvido nas comunidades de aprendizagem, constitui-se num profícuo espaço em que professores iniciantes e veteranos podem reavaliar suas ações, (re)significar os seus saberes e construir as suas próprias identidades profissionais. Também identifica a necessidade de se repensar o modelo de formação continuada adotado no projeto Sala de Professor, para que haja uma maior participação do grupo na elaboração da proposta de formação.

Palavras-chave: professor iniciante; formação continuada; comunidades de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Rinalda Bezerra CARLOS

Doutoranda em Educação pela PUC/SP; Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso/Cáceres.

Heloisa Salles GENTIL

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professora da Universidade do Estado de
Mato Grosso/Cáceres; Atua no Programa de Mestrado em Educação.

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Publicado

14/12/2012

Como Citar

SILVA, C. de C., CARLOS, R. B., & GENTIL, H. S. (2012). Comunidades de aprendizagem: refletindo sobre sua contribuição para a formação continuada do professor iniciante inserido nas escolas. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 2(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v2i2.627

Edição

Seção

Artigos