Aplicação de uma sequência didática: O caixa eletrônico

Autores

  • Maria Elizabete Rambo KOCHHANN
  • Lizete Maria Orquiza de CARVALHO
  • Jair Lopes JUNIOR

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v2i1.650

Resumo

Este trabalho pretende analisar as ações iniciais de um projeto chamado “Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação em Ciências”, o qual envolve três universidades brasileiras e se propõe realizar intervenções
em unidades escolares com a investigação-ação como metodologia. O principal resultado é o de que o pilar do projeto se constitui em uma rede de ações pontuais de intervenção com alunos da Educação Básica, as quais
pretendem evidenciar as possibilidades de ensinar/aprender Matemática fazendo uso de diferentes abordagens metodológicas tais como atividades interativas, jogos matemáticos, resolução de situações-problema, enfim, que
primem pela participação dos estudantes e os levem a compreender a matemática presente nessas situações. Tais iniciativas, esperamos, irão contribuir para que a formação inicial de professores ocorra em concomitância com o enfrentamento de problemas educacionais encontrados pela parceria universidade-escola.

Palavras-chave: observatório da educação; formação inicial; sequências didáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabete Rambo KOCHHANN

Professora Doutora do Departamento de Matemática da UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso,
campus de Barra do Bugres. Bolsista da CAPES/INEP no projeto Observatório da Educação.

Lizete Maria Orquiza de CARVALHO

Professora Doutora do Departamento de Física e Química da UNESP – Universidade do Estadual Paulista, campus
de Ilha Solteira. Bolsista e coordenadora pela CAPES/INEP no projeto Observatório da Educação.

Jair Lopes JUNIOR

Professor Doutor do Departamento de Psicologia da UNESP – Universidade do Estadual Paulista, campus de
Bauru. Coordenadora do eixo Avaliação em Larga Escala no projeto Observatório da Educação.

Downloads

Publicado

13/06/2012

Como Citar

KOCHHANN, M. E. R., CARVALHO, L. M. O. de, & JUNIOR, J. L. (2012). Aplicação de uma sequência didática: O caixa eletrônico. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v2i1.650

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)