Aplicação de uma sequência didática: O caixa eletrônico

Autores/as

  • Maria Elizabete Rambo KOCHHANN
  • Lizete Maria Orquiza de CARVALHO
  • Jair Lopes JUNIOR

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v2i1.650

Resumen

Este trabalho pretende analisar as ações iniciais de um projeto chamado “Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação em Ciências”, o qual envolve três universidades brasileiras e se propõe realizar intervenções
em unidades escolares com a investigação-ação como metodologia. O principal resultado é o de que o pilar do projeto se constitui em uma rede de ações pontuais de intervenção com alunos da Educação Básica, as quais
pretendem evidenciar as possibilidades de ensinar/aprender Matemática fazendo uso de diferentes abordagens metodológicas tais como atividades interativas, jogos matemáticos, resolução de situações-problema, enfim, que
primem pela participação dos estudantes e os levem a compreender a matemática presente nessas situações. Tais iniciativas, esperamos, irão contribuir para que a formação inicial de professores ocorra em concomitância com o enfrentamento de problemas educacionais encontrados pela parceria universidade-escola.

Palavras-chave: observatório da educação; formação inicial; sequências didáticas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maria Elizabete Rambo KOCHHANN
    Professora Doutora do Departamento de Matemática da UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso,
    campus de Barra do Bugres. Bolsista da CAPES/INEP no projeto Observatório da Educação.
  • Lizete Maria Orquiza de CARVALHO
    Professora Doutora do Departamento de Física e Química da UNESP – Universidade do Estadual Paulista, campus
    de Ilha Solteira. Bolsista e coordenadora pela CAPES/INEP no projeto Observatório da Educação.
  • Jair Lopes JUNIOR
    Professor Doutor do Departamento de Psicologia da UNESP – Universidade do Estadual Paulista, campus de
    Bauru. Coordenadora do eixo Avaliação em Larga Escala no projeto Observatório da Educação.

Publicado

2012-06-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Aplicação de uma sequência didática: O caixa eletrônico. (2012). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v2i1.650

Artículos más leídos del mismo autor/a