Heterossexismo e sua tenacidade nas políticas educacionais, práticas docentes e aprendizagem

Autores

  • Isaias Batista de Oliveira JÚNIOR Universidade Estadual de Maringá
  • Edyane Silva de LIMA Universidade Estadual de Maringá
  • Eliane Rose MAIO Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v2i2.676

Resumo

Em uma sociedade como a brasileira constituída e estruturada pela diversidade, dentre elas a sexual, um dos temas que ocupa cada vez mais destaque nas discussões é a multiculturalidade. O incentivo a cultura do reconhecimento da diversidade sexual deve ser vista como um direito e não uma concessão à classe de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Este estudo busca demonstrar a valorização da heterossexualidade em detrimento das outras formas de orientação sexual presente no discurso heterossexista das políticas educacionais, práticas docentes e processos de aprendizagem. Como metodologia para a efetivação do estudo utilizou-se de revisão bibliográfica e análise documental. Os dados obtidos apontam a escola como sendo um ambiente altamente homofóbico, que tende a afastar do seu interior aqueles que não se encaixam em seu padrão de heteronormatividade. Tal característica demonstra a necessidade de implementação de políticas públicas na prevenção e combate à homofobia na escola, bem como a capacitação dos/as docentes envolvidos/as no processo de ensino e aprendizagem, para que os/as vítimas dessa prática excludente não se sintam inferiores ou desvalorizados/as pela sua orientação sexual. Dessa maneira esses indivíduos terão seus direitos preservados, reconhecidos e a possibilidade da realização de seus projetos de vida.

Palavras-chave: heterossexismo; homofobia; escola; políticas públicas; aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaias Batista de Oliveira JÚNIOR, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Graduado em Nutrição pela Universidade Filadélfia de Londrina e Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Secretário de Educação e Cultura de Marilândia do Sul – PR. Docente de cursos de Pós Graduação pela UCP/Instituto Rhema.

Edyane Silva de LIMA, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Assistente Social no Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Assis Chateaubriand/PR e Docente do curso de Serviço Social da UNIPAR, campus Umuarama/PR.

Eliane Rose MAIO, Universidade Estadual de Maringá

Doutora e Pós-Doutora em Educação Escolar – UNESP/Araraquara, Docente da Universidade Estadual de Maringá, do Departamento de Teoria e Prática da Educação – DTP e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação – PPE.

Downloads

Publicado

14/12/2012

Como Citar

JÚNIOR, I. B. de O., LIMA, E. S. de, & MAIO, E. R. (2012). Heterossexismo e sua tenacidade nas políticas educacionais, práticas docentes e aprendizagem. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 2(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v2i2.676

Edição

Seção

Artigos