Heterossexismo e sua tenacidade nas políticas educacionais, práticas docentes e aprendizagem

Autores

  • Isaias Batista de Oliveira JÚNIOR Universidade Estadual de Maringá
  • Edyane Silva de LIMA Universidade Estadual de Maringá
  • Eliane Rose MAIO Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v2i2.676

Resumo

Em uma sociedade como a brasileira constituída e estruturada pela diversidade, dentre elas a sexual, um dos temas que ocupa cada vez mais destaque nas discussões é a multiculturalidade. O incentivo a cultura do reconhecimento da diversidade sexual deve ser vista como um direito e não uma concessão à classe de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Este estudo busca demonstrar a valorização da heterossexualidade em detrimento das outras formas de orientação sexual presente no discurso heterossexista das políticas educacionais, práticas docentes e processos de aprendizagem. Como metodologia para a efetivação do estudo utilizou-se de revisão bibliográfica e análise documental. Os dados obtidos apontam a escola como sendo um ambiente altamente homofóbico, que tende a afastar do seu interior aqueles que não se encaixam em seu padrão de heteronormatividade. Tal característica demonstra a necessidade de implementação de políticas públicas na prevenção e combate à homofobia na escola, bem como a capacitação dos/as docentes envolvidos/as no processo de ensino e aprendizagem, para que os/as vítimas dessa prática excludente não se sintam inferiores ou desvalorizados/as pela sua orientação sexual. Dessa maneira esses indivíduos terão seus direitos preservados, reconhecidos e a possibilidade da realização de seus projetos de vida.

Palavras-chave: heterossexismo; homofobia; escola; políticas públicas; aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isaias Batista de Oliveira JÚNIOR, Universidade Estadual de Maringá
    Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Graduado em Nutrição pela Universidade Filadélfia de Londrina e Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Secretário de Educação e Cultura de Marilândia do Sul – PR. Docente de cursos de Pós Graduação pela UCP/Instituto Rhema.
  • Edyane Silva de LIMA, Universidade Estadual de Maringá
    Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Assistente Social no Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Assis Chateaubriand/PR e Docente do curso de Serviço Social da UNIPAR, campus Umuarama/PR.
  • Eliane Rose MAIO, Universidade Estadual de Maringá
    Doutora e Pós-Doutora em Educação Escolar – UNESP/Araraquara, Docente da Universidade Estadual de Maringá, do Departamento de Teoria e Prática da Educação – DTP e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação – PPE.

Downloads

Publicado

14/12/2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Heterossexismo e sua tenacidade nas políticas educacionais, práticas docentes e aprendizagem. (2012). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 2(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v2i2.676