Heterossexismo e sua tenacidade nas políticas educacionais, práticas docentes e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v2i2.676Resumo
Em uma sociedade como a brasileira constituída e estruturada pela diversidade, dentre elas a sexual, um dos temas que ocupa cada vez mais destaque nas discussões é a multiculturalidade. O incentivo a cultura do reconhecimento da diversidade sexual deve ser vista como um direito e não uma concessão à classe de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Este estudo busca demonstrar a valorização da heterossexualidade em detrimento das outras formas de orientação sexual presente no discurso heterossexista das políticas educacionais, práticas docentes e processos de aprendizagem. Como metodologia para a efetivação do estudo utilizou-se de revisão bibliográfica e análise documental. Os dados obtidos apontam a escola como sendo um ambiente altamente homofóbico, que tende a afastar do seu interior aqueles que não se encaixam em seu padrão de heteronormatividade. Tal característica demonstra a necessidade de implementação de políticas públicas na prevenção e combate à homofobia na escola, bem como a capacitação dos/as docentes envolvidos/as no processo de ensino e aprendizagem, para que os/as vítimas dessa prática excludente não se sintam inferiores ou desvalorizados/as pela sua orientação sexual. Dessa maneira esses indivíduos terão seus direitos preservados, reconhecidos e a possibilidade da realização de seus projetos de vida.
Palavras-chave: heterossexismo; homofobia; escola; políticas públicas; aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.