Sentidos da avaliação nas perguntas dos professores da EJA

Autores

  • Sita Mara Lopes SAN'TANNA

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v2i2.999

Resumo

Esse texto apresenta um recorte da pesquisa de Doutorado que concluí em 2009, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Busca enfocar os processos de significação nos espaços escolarizados da formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos-EJA, dirigindo atenção especialmente ao sujeito-professor, o qual “recebeu formação” para atuar nesta posição. A partir de referenciais da Análise de Discurso, alicerçada nos estudos de Michel Pêcheux (1997) e Orlandi (1996), busco identificar quais são os sentidos discursivos produzidos e veiculados pelos professores da Educação Básica de EJA em diferentes encontros de formação, tendo por base as suas perguntas. Nessa perspectiva, nesse trabalho, selecionei perguntas que tiveram a avaliação como tema central. Como resultados da análise, que também levantou características desses momentos de formação em serviço com os professores, em diferentes Municípios do Estado, foi possível observar que os professores estão em processo de constituição de sua posição enunciativa nos discursos da EJA.

Palavras-chave: avaliação na EJA; formação de professores; perguntas de professores; análise de discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sita Mara Lopes SAN'TANNA

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Doutora e Mestre em Educação (UFRGS). Desenvolveu a pesquisa Efeitos de sentido nas perguntas dos professores da EJA e Diagnóstico da EJA nos municípios que compreendem a 4ª Coordenadoria Regional de Educação, com apoio do CNPq e participa do Grupo de pesquisa da Agenda Territorial que desenvolve o Mapa da EJA do Rio Grande do Sul. Atualmente, Vice-Reitora da UERGS.

Downloads

Publicado

14/12/2012

Como Citar

SAN’TANNA, S. M. L. (2012). Sentidos da avaliação nas perguntas dos professores da EJA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 2(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v2i2.999

Edição

Seção

Artigos