Rede de apoio social e intersetorialidade entre educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Martha Wankler HOPPE
  • Katiane M RAMOS

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v2i2.1000

Resumo

A rede de apoio social e afetiva na infância constitui importante elemento de promoção da resiliência na vida adulta, pois sedimenta recursos internos, habilidades sociais, cognitivas e emocionais para lidar com as diferentes situações. Como parte importante de sustentação dessa rede, situamos a escola e os contatos que a criança estabelece e mantém em seu meio. O desempenho escolar depende das condições de apoio que a criança percebe e como pode compartilhar as situações vivenciadas fora da escola. Assumindo a saúde da criança no contexto escolar, por meio da intersetorialização é possível potencializar fatores de proteção às vulnerabilidades a que a criança está exposta. Assim, este estudo objetiva a identificação da percepção de apoio social em crianças que ingressaram no ensino público, para constituição e fortalecimento das relações dos setores saúde e educação. A metodologia utilizada é de estudo de caso com instrumento de coleta de dados quantitativo e qualitativo. O registro da rede de apoio social foi efetuado com o Mapa dos cinco campos (Hoppe, 1998), e seis entrevistas com professoras e mães. Os resultados apontam para a importância da escola como rede de apoio para substituir laços familiares fragmentados. A dicotomia apoio-cuidado mostrou-se um aspecto a ser aprofundado tanto na coleta de dados quanto na análise. O apoio remete ao reconhecimento de cuidado e para a efetivação desse apoio é necessária a presença de diversos setores que participam da promoção da saúde, enquanto cuidado efetivo e de forma intersetorial.

Palavras-chaves: intersetorialidade; apoio social; educação; saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Wankler HOPPE

Professora Adjunta no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Coordenadora Institucional PIBID/UERGS.

Katiane M RAMOS

Bolsista Programa IniCie AAf Uergs e aluna do curso de Administração - Sistemas e Serviços de Saúde.

Downloads

Publicado

14/12/2012

Como Citar

HOPPE, M. W., & RAMOS, K. M. (2012). Rede de apoio social e intersetorialidade entre educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 2(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v2i2.1000

Edição

Seção

Artigos