Alunos com deficiência: um estudo de caso no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v3i1.1129Resumo
O processo de inclusão no Brasil tem evoluído desde 1996 com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação que passou a garantir aos cidadãos acesso a níveis mais elevados de ensino, independente da realidade ou necessidade educacional. A grande questão é saber se apesar da garantia de acesso, a presença de alunos com algum tipo de deficiência nas Instituições de Ensino Superior (IES) está ocorrendo. Nesse trabalho procurou-se identificar a inclusão de alunos com deficiência nas escolas públicas do município de Seropédica/RJ e nos cursos de Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), através dos registros de matrículas existentes. Os dados obtidos mostram que apesar de inúmeras políticas existentes, o acesso ao ensino superior pelos alunos com deficiência, do entorno da UFRRJ, tem sido muito inferior ao existente no Brasil e ao município de Seropédica/RJ. Essa realidade mostra que as universidades devem ser elemento modificador das políticas educacionais nas regiões em que estão localizadas, mudando a realidade social e educacional dos seus moradores para sua efetiva integração social.
Palavras-Chave: UFRRJ; ensino fundamental; ensino médio; inclusão; EducaCenso.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.