Alunos com deficiência: um estudo de caso no ensino superior

Autores

  • Antonio Renato Bigansolli
  • Felipe Lins de Brito Costa
  • Frederico Alan de Oliveira Cruz

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v3i1.1129

Resumo

O processo de inclusão no Brasil tem evoluído desde 1996 com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação que passou a garantir aos cidadãos acesso a níveis mais elevados de ensino, independente da realidade ou necessidade educacional. A grande questão é saber se apesar da garantia de acesso, a presença de alunos com algum tipo de deficiência nas Instituições de Ensino Superior (IES) está ocorrendo. Nesse trabalho procurou-se identificar a inclusão de alunos com deficiência nas escolas públicas do município de Seropédica/RJ e nos cursos de Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), através dos registros de matrículas existentes. Os dados obtidos mostram que apesar de inúmeras políticas existentes, o acesso ao ensino superior pelos alunos com deficiência, do entorno da UFRRJ, tem sido muito inferior ao existente no Brasil e ao município de Seropédica/RJ. Essa realidade mostra que as universidades devem ser elemento modificador das políticas educacionais nas regiões em que estão localizadas, mudando a realidade social e educacional dos seus moradores para sua efetiva integração social.

Palavras-Chave: UFRRJ; ensino fundamental; ensino médio; inclusão; EducaCenso.

 

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Biografia do Autor

Antonio Renato Bigansolli

Professor Doutor em Engenharia de Materiais, Curso de Licenciatura em Física da UFRRJ, Campus Seropédica.

Felipe Lins de Brito Costa

Mestrando na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus de Seropédica.

Frederico Alan de Oliveira Cruz

Professor Doutor em Ciências, Curso de Licenciatura em Física da UFRRJ, Campus Seropédica.

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Publicado

15/06/2013

Como Citar

Bigansolli, A. R., Costa, F. L. de B., & Cruz, F. A. de O. (2013). Alunos com deficiência: um estudo de caso no ensino superior. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 3(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v3i1.1129

Edição

Seção

Artigos