Alunos com deficiência: um estudo de caso no ensino superior

Autores

  • Antonio Renato Bigansolli
  • Felipe Lins de Brito Costa
  • Frederico Alan de Oliveira Cruz

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v3i1.1129

Resumo

O processo de inclusão no Brasil tem evoluído desde 1996 com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação que passou a garantir aos cidadãos acesso a níveis mais elevados de ensino, independente da realidade ou necessidade educacional. A grande questão é saber se apesar da garantia de acesso, a presença de alunos com algum tipo de deficiência nas Instituições de Ensino Superior (IES) está ocorrendo. Nesse trabalho procurou-se identificar a inclusão de alunos com deficiência nas escolas públicas do município de Seropédica/RJ e nos cursos de Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), através dos registros de matrículas existentes. Os dados obtidos mostram que apesar de inúmeras políticas existentes, o acesso ao ensino superior pelos alunos com deficiência, do entorno da UFRRJ, tem sido muito inferior ao existente no Brasil e ao município de Seropédica/RJ. Essa realidade mostra que as universidades devem ser elemento modificador das políticas educacionais nas regiões em que estão localizadas, mudando a realidade social e educacional dos seus moradores para sua efetiva integração social.

Palavras-Chave: UFRRJ; ensino fundamental; ensino médio; inclusão; EducaCenso.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Renato Bigansolli

    Professor Doutor em Engenharia de Materiais, Curso de Licenciatura em Física da UFRRJ, Campus Seropédica.

  • Felipe Lins de Brito Costa
    Mestrando na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus de Seropédica.
  • Frederico Alan de Oliveira Cruz
    Professor Doutor em Ciências, Curso de Licenciatura em Física da UFRRJ, Campus Seropédica.

Downloads

Publicado

15/06/2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Alunos com deficiência: um estudo de caso no ensino superior. (2013). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 3(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v3i1.1129