Análise de um processo formativo de professores para a educação não formal realizada em organizações não governamentais

Autores

  • Deivis Perez

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v3i1.1135

Resumo

Este artigo apresenta pesquisa acadêmico-científica cujo objetivo foi analisar a definição teórica e a abordagem ou modelo de currículo que organiza e norteia a formação de professores para o trabalho no campo da educação não formal realizada em organizações não governamentais (Ongs). Optou-se por adotar a perspectiva qualitativa de pesquisa e foi realizado o estudo de caso do curso denominado Formação de Professores para Ongs, desenvolvido por uma Ong sediada na cidade de São Paulo. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: análise dos documentos do curso, entrevistas semidiretivas com os seus formadores e coordenador e revisão da literatura. No curso examinado define-se currículo como caminho a ser percorrido por alunos e formadores e como organizador das temáticas estudadas. Adota-se a abordagem nomeada Currículo Integrado, em que o ensino ocorre por meio do estudo de situações-problema e projetos integradores das aprendizagens. Ao final da pesquisa, sugere-se o aperfeiçoamento do curso e seguem informações que, espera-se, apoiem a produção ulterior de pesquisas comparativas.

Palavras-chave: currículo; formação de professores; educação não formal.

Downloads

Biografia do Autor

  • Deivis Perez

    Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP. Professor Doutor do Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"/UNESP.

Downloads

Publicado

15/06/2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise de um processo formativo de professores para a educação não formal realizada em organizações não governamentais. (2013). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 3(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v3i1.1135