Trabalho pedagógico organizado por projetos de aprendizagem potencializados pelas TIC: uma experiência no âmbito da formação de professores

Autores

  • Albina Pereira de Pinho Silva
  • Ivone Cella da Silva
  • Lori Hack de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v3i2.1242

Resumo

Compartilhamos neste artigo uma experiência envolvendo o trabalho pedagógico organizado por Projetos deaprendizagem potencializados pelas TIC com acadêmicos do 5º semestre do curso de Pedagogia da Universidadedo Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus Universitário de Juara, no período de março a junho de 2008. Oprincipal objetivo desta vivência interdisciplinar foi desenvolver um experimento integrando a proposta deProjetos de aprendizagem, as disciplinas das professoras/autoras e as TIC como artefatos tecnológicos a seremusados nos processos de aprendizagem e formação. Diante desse complexo objetivo, o nosso desafio foi pensarcoletivamente com os acadêmicos possíveis alternativas para a criação de ambiências enriquecidas deaprendizagem de modo que estes futuros professores vivenciassem práticas formadoras que valorizassem aconstrução de um repertório de saberes e conhecimento profissionais ancorado em pesquisas, estudos, debates,produções colaborativas e cooperativas e, sobretudo, que pudessem pensar novas possibilidades de trabalhar aarte numa perspectiva de valorização da expressão cultural e artística da humanidade com suporte das TIC. Aexperiência se mostrou fecunda no processo de construção e reconstrução do conceito de educar, ensinar eaprender, principalmente, quando o desafio foi mobilizar os saberes, como também as trocas de experiências noprocesso de formação.

Palavras-Chave: projetos de aprendizagem; formação de professores; Arte; TIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23/01/2014

Como Citar

Silva, A. P. de P., Silva, I. C. da, & Jesus, L. H. de. (2014). Trabalho pedagógico organizado por projetos de aprendizagem potencializados pelas TIC: uma experiência no âmbito da formação de professores. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 3(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v3i2.1242

Edição

Seção

Artigos