Questão racial e ações afirmativas: educação e reserva de vagas no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v3i2.1245Resumo
O presente artigo problematiza as relações entre a questão racial e as políticas públicas para a Educação noBrasil contemporâneo. Tomando como referencial teórico-metodológico o campo dos Estudos Foucaultianos emEducação, através de uma abordagem genealógica da história, analiso o controverso debate em torno daspolíticas de ação afirmativa desenvolvidas pelo Governo Federal brasileiro desde meados de 1990,principalmente a partir dos discursos produzidos em torno deste tipo de política pública. Detenho-me, de modomais particular, sobre suas implicações educacionais, abordando alguns aspectos da polêmica em torno da atualpolítica de reserva de vagas no Ensino Superior.
Palavras-chave: raça/relações raciais; ações afirmativas; educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.