Questão racial e ações afirmativas: educação e reserva de vagas no ensino superior

Autores

  • Gustavo Silva Kern

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v3i2.1245

Resumo

O presente artigo problematiza as relações entre a questão racial e as políticas públicas para a Educação noBrasil contemporâneo. Tomando como referencial teórico-metodológico o campo dos Estudos Foucaultianos emEducação, através de uma abordagem genealógica da história, analiso o controverso debate em torno daspolíticas de ação afirmativa desenvolvidas pelo Governo Federal brasileiro desde meados de 1990,principalmente a partir dos discursos produzidos em torno deste tipo de política pública. Detenho-me, de modomais particular, sobre suas implicações educacionais, abordando alguns aspectos da polêmica em torno da atualpolítica de reserva de vagas no Ensino Superior.

Palavras-chave: raça/relações raciais; ações afirmativas; educação.

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Publicado

23/01/2014

Como Citar

Kern, G. S. (2014). Questão racial e ações afirmativas: educação e reserva de vagas no ensino superior. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 3(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v3i2.1245

Edição

Seção

Artigos