Igreja e escola/educação e religião: ritos de comunhão e sociabilidade - o caso da escola Nicarágua/RJ (1930-1950)

Autores

  • Marcelo Araújo

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v3i2.1246

Resumo

Objetivo pensar a interação entre educação escolar e religião, tomando por exemplos uma escola pública da redemunicipal do Rio de Janeiro e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Realengo, bairro desta cidade. A unidadeescolar em questão foi inaugurada por Anísio Teixeira e contou com a ativa presença do padre Miguel Mochon,figura desconhecida do grande público, apesar de ser o responsável pelo desenvolvimento da educação e daespiritualidade na região. Destacando a importância da fotografia para a pesquisa histórica, reflito sobre um recorteda trajetória destas instituições (décadas de 1930 a 1950, com ênfase nesta última), argumentando existir umafórmula para a intensa reciprocidade na sociabilidade local: a igreja procedia aos ritos de comunhão quecomplementavam a formação escolar das crianças e, por sua vez, a escola fornecia os espaços físicos de quedispunha, além de reforçar e inculcar nos pequenos a importância desta tradição, enfatizando os aspectos de ordem,respeito, entre outros.

Palavras-Chave: fotografia; educação; tradição e ritos de comunhão.

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Publicado

23/01/2014

Como Citar

Araújo, M. (2014). Igreja e escola/educação e religião: ritos de comunhão e sociabilidade - o caso da escola Nicarágua/RJ (1930-1950). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 3(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v3i2.1246

Edição

Seção

Artigos