Concepções e perspectivas de professores de mato grosso sobre a educação empreendedora e redes cooperativas

Autores

  • Marcelo Franco Leão
  • Lucy Gutiérrez de Alcântara
  • Miguel Julio Zadoreski Junior
  • Silvana Martins
  • Márcia J. Hepp Rehfeldt

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v3i2.1249

Resumo

O presente artigo tem como objetivo estimular a reflexão sobre educação emprendedora e redes colaborativasnas instituições de ensino, bem como analisar as concepções e perspectivas dos professores que nelas atuam. Aeducação aqui abordada vem ao encontro de uma educação de qualidade, humana, significativa e capaz detransformar a sociedade com uma proposta mais dinâmica, reflexiva, onde predomina a criatividade, inovação eautonomia dos sujeitos. Este estudo configura-se como uma pesquisa de campo, cuja abordagem é qualitativa.Para coletar dados, foram entrevistados três professores de diferentes instituições (CEJA, IFMT e SENAI) emodalidades de ensino (Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio Profissionalizante e AperfeiçoamentoProfissional) localizadas nas cidades de Barra do Bugres e de Juína, ambas do estado de Mato Grosso. Asrespostas dadas aos treze questionamentos possibilitaram compreender as concepções que estes professorestrazem acerca do tema e se estes consideram suas instituições como emprendedoras e/ou cooperativas. Pode-seconcluir que os respondentes enfatizam, por meio das indicações nas respostas, as características de um professorempreendedor como sendo aquele que é flexível, motiva a criatividade, busca a inovação em suas aulas e quesabe aproveitar as oportunidades.

Palavras-chave: educação empreendedora; redes colaborativas; prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23/01/2014

Como Citar

Leão, M. F., Alcântara, L. G. de, Zadoreski Junior, M. J., Martins, S., & Rehfeldt, M. J. H. (2014). Concepções e perspectivas de professores de mato grosso sobre a educação empreendedora e redes cooperativas. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 3(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v3i2.1249

Edição

Seção

Artigos