A pesquisa na instituição: avanços e desafios para uma universidade emancipatória
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1433Resumo
A Universidade tem suas origens sobre a função legítima de pesquisar e produzir conhecimentos. Na contemporaneidade, a Universidade Moderna deriva fortemente de um modelo institucional conhecido por Humboldtiano, fundamentada na ciência e tendo como finalidade a aspiração da humanidade à verdade. Neste artigo, discutiremos a atividade da pesquisa universitária realizada na Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT, que vem regulamentada a partir de 2007, através de resolução e normativas que disciplinam a Política de Pesquisa Institucional. Objetivamos com este estudo, conhecer e compreender as percepções dos professores-pesquisadores sobre o papel da pesquisa na Universidade e identificar avanços e desafios na/da atividade de pesquisa nesta Instituição. Estudamos o caso dos professores-pesquisadores, líderes de grupos de pesquisa da área de Ciências Humanas/Educação da UNEMAT Campus Sinop/MT. Utilizamos como fontes de informação a entrevista semiestruturada e os documentos da Universidade. Nos procedimentos da análise, trabalhamos com os dados na perspectiva metodológica da análise textual discursiva. Após esse estudo, é possível dizer que o papel da pesquisa nesta instituição para os professores pesquisadores entrevistados é conhecer a realidade de maneira sistemática, organizada e planejada para poder conscientemente interferir nela como ciência edificante e socialmente relevante. Contudo, conforme evidenciado, inúmeras são as dificuldades do professor-pesquisador ao realizar essa atividade. A instituição ainda não possui uma política de pesquisa clara e estável que inclua financiamento e garantias de estabilidade para a realização das atividades da pesquisa e tem privilegiado determinadas áreas do saber em detrimento de outras.
Palavras-chave: universidade; pesquisa. UNEMAT.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.