As tramas da pesquisa participante em um grupo de trabalho colaborativo: a avaliação dos educadores matemáticos

Autores

  • Loriége Pessoa Bitencourt
  • Elizabeth D. Krahe

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1434

Resumo

Neste artigo refletimos sobre parte de nossa pesquisa de doutorado. Focalizaremos a experiência do Grupo de Trabalho Colaborativo (GTC) como meio agregador de educadores Matemáticos de três gerações (formadores, formados e em formação) que se relacionaram colaborativamente por determinado período de tempo e realizaram uma formação continuada diferenciada. Neste GTC os educadores estabeleceram diálogos e reflexões sobre suas realidades docentes, objetivando encontrar caminhos possíveis para articulação da Educação Matemática que realizam diariamente, tanto na Universidade como na Escola de Educação Básica. Além de espaço de formação continuada, o GTC serviu concomitantemente para realização da pesquisa que se configurou em um estudo de caso de natureza participante. É sobre o GTC como espaço da investigação e todas as tramas que o próprio processo foi desencadeando que nos propomos refletir nesse artigo.

Palavras-chave: grupo de trabalho colaborativo; educação Matemática; formação docente; pesquisa participante.

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Publicado

09/09/2014

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

As tramas da pesquisa participante em um grupo de trabalho colaborativo: a avaliação dos educadores matemáticos. (2014). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 4(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1434