Banco Mundial e geopolítica do conhecimento: a privatização do ensino superior

Autores

  • Leila Yatim
  • Tchella Maso

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1435

Resumo

O artigo apresenta uma análise documental (1963- 2002) e bibliográfica sobre a perspectiva de educação adotada pelo Banco Mundial (BM) e reflete sobre suas consequências para a educação superior no Brasil. Adotando o conceito de geopolítica do conhecimento, a partir de autores latino-americanos, sinaliza que a intensificação do multilateralismo educacional, no qual a atuação doBM está associada, é um processo que coaduna com a alteração das competências do Estado e representa o revigoramento de práticas coloniais.Ao prescrever a educação básica como eixo de convergência de políticas públicas, ativismo social e cooperação internacional, o BM contribui para a internacionalização da educação superior sob o interesse comercial de agentes privados.

Palavras-chave: multilateralismo educacional; organizações internacionais; colonialidade; educação básica; Brasil.

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Publicado

09/09/2014

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Banco Mundial e geopolítica do conhecimento: a privatização do ensino superior. (2014). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 4(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1435