Banco Mundial e geopolítica do conhecimento: a privatização do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1435Resumo
O artigo apresenta uma análise documental (1963- 2002) e bibliográfica sobre a perspectiva de educação adotada pelo Banco Mundial (BM) e reflete sobre suas consequências para a educação superior no Brasil. Adotando o conceito de geopolítica do conhecimento, a partir de autores latino-americanos, sinaliza que a intensificação do multilateralismo educacional, no qual a atuação doBM está associada, é um processo que coaduna com a alteração das competências do Estado e representa o revigoramento de práticas coloniais.Ao prescrever a educação básica como eixo de convergência de políticas públicas, ativismo social e cooperação internacional, o BM contribui para a internacionalização da educação superior sob o interesse comercial de agentes privados.
Palavras-chave: multilateralismo educacional; organizações internacionais; colonialidade; educação básica; Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.