Canais de aproximação entre o modelo do processo de Bolonha europeu e a educação superior brasileira: apontamentos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1436Resumo
A presente discussão busca apontar o movimento de ingresso e de influência das diretrizes e medidas do processo de Bolonha no contexto da educação superior brasileira, identificando-se, para tanto, três canais de acesso: a União Europeia, por meio dos projetos Alfa/Tuning – América Latina e Babel, a Unesco, por meio das conferências regional e mundial de educação superior, e, internamente, as próprias políticas governamentais referentes ao Programa Reuni e aos Referenciais para a criação de Bacharelados Interdisciplinares nas universidades federais, as quais possuem princípios e medidas congêneres à reforma europeia. A seleção e a análise dos documentos tratados foram realizadas com base na abordagem do Ciclo de Políticas, no que se refere ao contexto da produção de texto (Mainardes, 2006), e na concepção de uma agenda globalmente estruturada para a educação (Dale, 2004). Observa-se que as aproximações entre as diretrizes e medidas implementadas no processo de Bolonha e nas políticas educacionais brasileiras confluem para a manutenção do regime de acumulação capitalista, que colocam o lucro e a competitividade como o objetivo das reformas educacionais. Questiona-se se é esse o modelo que interessa à educação superior brasileira, considerando o lugar de subalternidade que a Europa reserva à América Latina tanto na economia mercantil como na ‘economia do conhecimento’.
Palavras-chave: política internacional; União Europeia; conferência internacional da Unesco; política nacional de educação superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.