Formação de educadores para escolas do campo
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1438Resumo
O objetivo desse trabalho é fazer algumas reflexões quanto a necessidade de uma formação universitária específica para os educadores do campo, considerando indicadores da situação das escolas do campo no Brasil de hoje, tendo presente o histórico processo de abandono a que foi submetida à educação escolar dos povos campesinos. Busca-se, ainda, refletir sobre o tipo de formação que corresponderia à perspectiva de fortalecimento das escolas do campo, na linha do que estabelece as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo e conforme os princípios educacionais defendidos pelos movimentos sociais do campo. Optamos, neste texto, por entrecruzar alguns indicadores estatísticos, dados referentes a legislação pertinente e experiências de práticas educativas em educação campesina sob um enfoque crítico da prática destes educadores, apoiando-nos em bibliografia das pesquisadoras Shiroma e Evangelista (2002), Freire (2007), Caldart (2002, 2008), Molina (2011) entre outros autores que estudam sobre a carreira docente e a formação de professores e, em especial, a formação de educadores do campo. Analisamos ao longo da exposição evidências significativas da importância de se constituírem os cursos de formação de educadores para o campo.
Palavras-chave: formação de educadores; educação do campo; ensino superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.