Universidade comunitária e comunidade: interlocuções necessárias

Autores

  • Luciane Spanhol Bordignon

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1441

Resumo

O presente artigo se insere no campo de investigação da relação entre Universidade e Comunidade, em Programas de Pós-Graduação stricto sensu, de uma universidade comunitária, mais especificamente, os cursos de: Mestrado em Educação, em Letras, em História e em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo- UPF. O objetivo geral centra-se em analisar e compreender como ocorre a interlocução dos Programas de Pós-graduação stricto sensu, relacionados à formação docente, com a comunidade. Os aspectos iniciais da pesquisa emergem do entendimento de que existe interlocução da Pós-graduação stricto sensu com a Comunidade, proeminente neste estudo, por ser uma universidade comunitária. Salienta-se que, para a realização do estudo, utilizou-se de entrevistas direcionadas a gestores universitários no período compreendido entre 2011 e 2013. Os questionários foram aplicados, por meio eletrônico, aos mestres egressos dos Programas de Pós-graduação stricto sensu, que defenderam suas dissertações, no ano de 2011. O artigo foi dividido em três itens: Universidades Comunitárias, Pós-graduação, Universidade de Passo Fundo e a Pós-graduação stricto sensu. Os encaminhamentos conclusivos resgatam, no conjunto do estudo, os avanços, limitações e desafios da Pós-graduação da Universidade de Passo Fundo, que se encontra no processo de consolidação da pesquisa. Além de encontrar respostas às indagações deste estudo, de que há interlocução com a comunidade e que as pesquisas/dissertações tem repercussão na comunidade, conclui-se que para se efetivar de forma mais consistente a interlocução, é necessário maior amadurecimento científico e integração no ciclo do conhecimento. Espera-se que este estudo possa contribuir para as reflexões que envolvem a Pós-graduação, as universidades comunitárias e a interlocução entre Pós-graduação e Comunidade.

Palavras-chave: pós-graduação; comunidade; pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09/09/2014

Como Citar

Bordignon, L. S. (2014). Universidade comunitária e comunidade: interlocuções necessárias. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 4(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1441

Edição

Seção

Dossiê