Universidade comunitária e comunidade: interlocuções necessárias
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1441Resumo
O presente artigo se insere no campo de investigação da relação entre Universidade e Comunidade, em Programas de Pós-Graduação stricto sensu, de uma universidade comunitária, mais especificamente, os cursos de: Mestrado em Educação, em Letras, em História e em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo- UPF. O objetivo geral centra-se em analisar e compreender como ocorre a interlocução dos Programas de Pós-graduação stricto sensu, relacionados à formação docente, com a comunidade. Os aspectos iniciais da pesquisa emergem do entendimento de que existe interlocução da Pós-graduação stricto sensu com a Comunidade, proeminente neste estudo, por ser uma universidade comunitária. Salienta-se que, para a realização do estudo, utilizou-se de entrevistas direcionadas a gestores universitários no período compreendido entre 2011 e 2013. Os questionários foram aplicados, por meio eletrônico, aos mestres egressos dos Programas de Pós-graduação stricto sensu, que defenderam suas dissertações, no ano de 2011. O artigo foi dividido em três itens: Universidades Comunitárias, Pós-graduação, Universidade de Passo Fundo e a Pós-graduação stricto sensu. Os encaminhamentos conclusivos resgatam, no conjunto do estudo, os avanços, limitações e desafios da Pós-graduação da Universidade de Passo Fundo, que se encontra no processo de consolidação da pesquisa. Além de encontrar respostas às indagações deste estudo, de que há interlocução com a comunidade e que as pesquisas/dissertações tem repercussão na comunidade, conclui-se que para se efetivar de forma mais consistente a interlocução, é necessário maior amadurecimento científico e integração no ciclo do conhecimento. Espera-se que este estudo possa contribuir para as reflexões que envolvem a Pós-graduação, as universidades comunitárias e a interlocução entre Pós-graduação e Comunidade.
Palavras-chave: pós-graduação; comunidade; pesquisas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.