Percepções de alunos e família frente aos desafios para a formação técnica agrícola: um estudo de caso IFRO/Campus Ariquemes

Autores

  • Izaqueu Chaves de Oliveira
  • Lia Maria Teixeira de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1452

Resumo

O estudo busca revelar as percepções de alunos e famílias frente aos desafios para a formação técnica agrícola e as perspectivas de vida, das famílias de agricultores, quando procuram os instrumentos e procedimentos da política de acesso e permanência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) como saída para a formação profissional para seus filhos. Percebe-se nesse contexto um impasse em satisfazer os anseios de todos aqueles que realmente dependem de uma escola gratuita e de qualidade. No tocante ao ingresso, no Processo Seletivo Unificado em 2012/1, destinou-se 50% das vagas dos cursos técnicos em Agropecuária e em Alimentos para filho de agricultor familiar (F.A). No entanto, 40% dos candidatos inscritos e aprovados pelas vagas (F.A), não efetuaram matrícula. Quanto à permanência, existem implicações que permeiam a instituição, cujo questionamento se fazem necessário: limitação das vagas de residências para meninos e falta de políticas afirmativas para atender as meninas; falta de incentivos com bolsas de estudos aos alunos provenientes de famílias agrícolas; falta de acessibilidade das famílias à vida escolar de seus filhos, considerando os problemas decorrentes da distância dos familiares e amigos: evasão, baixo rendimento escolar, isolamento, fatores que poderão causar depressão. Com base no esboço torna-se pertinente uma visão analítica, cabendo uma investigação sobre as políticas afirmativas de atendimento ao educando, filho de agricultor familiar. Para a realização desse trabalho tornou-se necessário uma abordagem qualitativa e quantitativa, com enfoque no estudo de caso, instrumentalizado na pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, tendo como base empírica o IFRO/Campus - Ariquemes.

Palavras- chave: educação profissional agrícola; família agrícola; políticas educacionais de acesso e permanência.

 

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Publicado

02/07/2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Percepções de alunos e família frente aos desafios para a formação técnica agrícola: um estudo de caso IFRO/Campus Ariquemes. (2014). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 4(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1452