Percepções de alunos e família frente aos desafios para a formação técnica agrícola: um estudo de caso IFRO/Campus Ariquemes
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1452Abstract
O estudo busca revelar as percepções de alunos e famílias frente aos desafios para a formação técnica agrícola e as perspectivas de vida, das famílias de agricultores, quando procuram os instrumentos e procedimentos da política de acesso e permanência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) como saída para a formação profissional para seus filhos. Percebe-se nesse contexto um impasse em satisfazer os anseios de todos aqueles que realmente dependem de uma escola gratuita e de qualidade. No tocante ao ingresso, no Processo Seletivo Unificado em 2012/1, destinou-se 50% das vagas dos cursos técnicos em Agropecuária e em Alimentos para filho de agricultor familiar (F.A). No entanto, 40% dos candidatos inscritos e aprovados pelas vagas (F.A), não efetuaram matrícula. Quanto à permanência, existem implicações que permeiam a instituição, cujo questionamento se fazem necessário: limitação das vagas de residências para meninos e falta de políticas afirmativas para atender as meninas; falta de incentivos com bolsas de estudos aos alunos provenientes de famílias agrícolas; falta de acessibilidade das famílias à vida escolar de seus filhos, considerando os problemas decorrentes da distância dos familiares e amigos: evasão, baixo rendimento escolar, isolamento, fatores que poderão causar depressão. Com base no esboço torna-se pertinente uma visão analítica, cabendo uma investigação sobre as políticas afirmativas de atendimento ao educando, filho de agricultor familiar. Para a realização desse trabalho tornou-se necessário uma abordagem qualitativa e quantitativa, com enfoque no estudo de caso, instrumentalizado na pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, tendo como base empírica o IFRO/Campus - Ariquemes.
Palavras- chave: educação profissional agrícola; família agrícola; políticas educacionais de acesso e permanência.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.