Democracia x faz de conta: quando as condições socioeconômicas ameaçam a equidade no desempenho escolar?
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1455Resumo
A democracia proporciona o direito de escolha para todas as camadas da sociedade, mas as opções não parecem ser equitativas. Os possíveis modelos explicativos para as desigualdades escolares trazem a recorrente relação entre o sucesso escolar e as condições sociais, contudo casos de êxito de classes menos favorecidas economicamente instigam investigações sobre os sentidos compartilhados pelos encarregados da educação sobre a Escola e a influência das expectativas positivas sobre o desempenho escolar dos filhos. O presente artigo traz um ensaio teórico sobre as representações sociais de escola para professores e encarregados da educação que nos mostram o que deveria ser a função social da escola e onde as condições socioeconômicas podem estar impedindo a promoção dos sujeitos. Percebemos pelos estudos de Gilly (2001), Ribeiro (2004), Pinto (2006), Araújo (2008) e Peres (2012), que a escola é um lugar de excelência para o crescimento social e cultural dos filhos, mas ao mesmo tempo os pais se sentem incapazes de ajudá-los e o sucesso escolar torna-se quase impossível diante das dificuldades vivenciadas pelas famílias pobres e de baixa escolaridade. Em contrapartida, os estudos de Simões (2012) e Lopes Neta (2013), mostram os sentidos compartilhados pelos professores diante desta demanda de alunos com necessidades tão distintas.
Palavras-chave: representações sociais de escola; professores; encarregados da educação; violência.
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