Democracia x faz de conta: quando as condições socioeconômicas ameaçam a equidade no desempenho escolar?
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1455Abstract
A democracia proporciona o direito de escolha para todas as camadas da sociedade, mas as opções não parecem ser equitativas. Os possíveis modelos explicativos para as desigualdades escolares trazem a recorrente relação entre o sucesso escolar e as condições sociais, contudo casos de êxito de classes menos favorecidas economicamente instigam investigações sobre os sentidos compartilhados pelos encarregados da educação sobre a Escola e a influência das expectativas positivas sobre o desempenho escolar dos filhos. O presente artigo traz um ensaio teórico sobre as representações sociais de escola para professores e encarregados da educação que nos mostram o que deveria ser a função social da escola e onde as condições socioeconômicas podem estar impedindo a promoção dos sujeitos. Percebemos pelos estudos de Gilly (2001), Ribeiro (2004), Pinto (2006), Araújo (2008) e Peres (2012), que a escola é um lugar de excelência para o crescimento social e cultural dos filhos, mas ao mesmo tempo os pais se sentem incapazes de ajudá-los e o sucesso escolar torna-se quase impossível diante das dificuldades vivenciadas pelas famílias pobres e de baixa escolaridade. Em contrapartida, os estudos de Simões (2012) e Lopes Neta (2013), mostram os sentidos compartilhados pelos professores diante desta demanda de alunos com necessidades tão distintas.
Palavras-chave: representações sociais de escola; professores; encarregados da educação; violência.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.