Vídeo didático como tecnologia audiovisual: antecedentes históricos e implicações pedagógico-metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v5i1.1771Resumo
Este artigo tem como principal objetivo efetuar reflexões sobre o vídeo didático como tecnologia audiovisual em termos de seus antecedentes históricos e suas implicações pedagógico-metodológicas na educação escolar. Para tanto, inicialmente são apresentadas algumas definições conceituais de vídeo e um breve panorama histórico deste recurso como tecnologia audiovisual. Em seguida, tecemos comentários referentes a alguns cuidados básicos para o uso de vídeos didáticos no processo ensino-aprendizagem, particularmente no que diz respeito às fontes primárias de pesquisa, bases legais, informações veiculadas, linguagens empregadas, condições da sala ambiente e qualidade de som e imagem. Por fim, busca-se trazer à discussão questões concernentes às formas de utilização prática e os principais critérios de análise para exibição de vídeos didáticos na escola, tendo em vista suas implicações pedagógico-metodológicas – potencialidades e limitações – nesse contexto.
Palavras-chave: vídeo didático; televisão; recursos audiovisuais; tecnologias educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.