Práticas docentes, formação em Agronomia, agricultura familiar e sustentabilidade no contexto do Baixo Araguaia, Mato Grosso, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v5i1.1773Resumo
Estudos sobre as contribuições do curso de Bacharelado em Agronomia são relevantes diante dos grandes impactos ambientais vivenciados pela sociedade contemporânea que impõe à agricultura um modo de funcionamento linear. Assim, conhecimentos sobre experiências educacionais envolvendo a temática sustentabilidade na agricultura familiar, em cursos de formação agronômica, são muito importantes; no entanto, são incipientes, pois ocorrem apenas em alguns estudos de caso, de forma isolada. Investigar e analisar as contribuições desenvolvidas pelos docentes no contexto formativo do Curso de Agronomia do IFMT Campus Confresa, em relação à sustentabilidade na agricultura familiar no contexto socioambiental do Baixo Araguaia é o objetivo deste estudo. A metodologia utilizada caracterizou-se como descritiva, adotou-se a pesquisa bibliográfica e abordou-se o assunto de forma qualitativa. Para coleta de dados, utilizou-se o questionário, aplicado aos docentes. Como resultado do estudo, verificou-se que é unânime a posição dos docentes de que conceitos como a sustentabilidade e a agricultura familiar devam ser inseridos no curso e estar conectados. Em relação à contribuição do curso para a construção de perspectivas de superação dos problemas socioambientais, percebe-se uma divergência muito grande entre os docentes, pois 30% dizem não conhecer ou não existir contribuição, 37% apresentam poucas contribuições, 33% consideram que o Curso de Agronomia pode contribuir significativamente. Esses resultados indicam que as contribuições desenvolvidas no contexto formativo do Curso de Agronomia em relação à sustentabilidade na agricultura familiar não oferecem uma formação que possibilite aos egressos desse curso, em seu exercício profissional, contribuir intensivamente para a transformação da realidade socioambiental dos agricultores.
Palavras-chave: docência; práticas pedagógicas; formação agronômica; agricultura familiar; sustentabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.