Práticas docentes, formação em Agronomia, agricultura familiar e sustentabilidade no contexto do Baixo Araguaia, Mato Grosso, Brasil

Autores

  • Mara Maria Dutra
  • Aumeri Carlos Bampi

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v5i1.1773

Resumo

Estudos sobre as contribuições do curso de Bacharelado em Agronomia são relevantes diante dos grandes impactos ambientais vivenciados pela sociedade contemporânea que impõe à agricultura um modo de funcionamento linear. Assim, conhecimentos sobre experiências educacionais envolvendo a temática sustentabilidade na agricultura familiar, em cursos de formação agronômica, são muito importantes; no entanto, são incipientes, pois ocorrem apenas em alguns estudos de caso, de forma isolada. Investigar e analisar as contribuições desenvolvidas pelos docentes no contexto formativo do Curso de Agronomia do IFMT Campus Confresa, em relação à sustentabilidade na agricultura familiar no contexto socioambiental do Baixo Araguaia é o objetivo deste estudo. A metodologia utilizada caracterizou-se como descritiva, adotou-se a pesquisa bibliográfica e abordou-se o assunto de forma qualitativa. Para coleta de dados, utilizou-se o questionário, aplicado aos docentes. Como resultado do estudo, verificou-se que é unânime a posição dos docentes de que conceitos como a sustentabilidade e a agricultura familiar devam ser inseridos no curso e estar conectados. Em relação à contribuição do curso para a construção de perspectivas de superação dos problemas socioambientais, percebe-se uma divergência muito grande entre os docentes, pois 30% dizem não conhecer ou não existir contribuição, 37% apresentam poucas contribuições, 33% consideram que o Curso de Agronomia pode contribuir significativamente. Esses resultados indicam que as contribuições desenvolvidas no contexto formativo do Curso de Agronomia em relação à sustentabilidade na agricultura familiar não oferecem uma formação que possibilite aos egressos desse curso, em seu exercício profissional, contribuir intensivamente para a transformação da realidade socioambiental dos agricultores.

Palavras-chave: docência; práticas pedagógicas; formação agronômica; agricultura familiar; sustentabilidade.

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Publicado

28/05/2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Práticas docentes, formação em Agronomia, agricultura familiar e sustentabilidade no contexto do Baixo Araguaia, Mato Grosso, Brasil. (2015). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 5(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v5i1.1773