Reflexos do bullying nas relações interpessoais escolares e a necessidade da formação de professores

Autores

  • Marcelo Franco Leão
  • Francisca Melo Agapito

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v5i1.1776

Resumo

O bullying é um fenômeno de comportamento agressivo presenciado e vivenciado na sociedade contemporânea. Trata-se de um tipo de violência, física e/ou psicológica, caracterizada pela repetição de atos e pelo desequilíbrio de poder entre agressor e vítima. Na escola, quem está envolvido com o bullying, poderá sofrer sérias consequências em sua vida acadêmica, tais como o fracasso escolar e a própria evasão desse ambiente hostil. O presente artigo apresenta resultados da investigação de um caso ocorrido com um estudante do Ensino Médio de uma escola pública. Por meio de uma metodologia direta de investigação, com o preenchimento de formulário na turma e entrevista com uma professora, foi possível obter um diagnóstico de como os estudantes e os profissionais em educação lidam com essa realidade. Também levanta meios de intervenção possíveis de ser realizado em atos de bullying. Esse estudo mostrou a necessidade da formação do educador frente ao problema em sala de aula. Todos desejam que as escolas sejam ambientes seguros e saudáveis, onde crianças e adolescentes possam desenvolver, ao máximo, os seus potenciais intelectuais e sociais, por isso devemos como profissionais comprometidos com a educação estar atentos aos acontecimentos no ambiente escolar e intervir quando necessário.

Palavras-chave: bullying; violência escolar; formação de professores.

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Publicado

28/05/2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Reflexos do bullying nas relações interpessoais escolares e a necessidade da formação de professores. (2015). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 5(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v5i1.1776

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