Florestan Fernandes e a função da educação na construção de uma nova ordem social
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v5i2.1849Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a trajetória de vida e pensamento do sociólogo Florestan Fernandes na luta em defesa de uma educação de qualidade como fundamento para uma nova ordem social. O ponto de partida é sua própria história de vida, marcada por grandes desafios para ingresso e permanência nos bancos das escolas, passando por sua formação acadêmica na Universidade de São Paulo, sua atuação política no cenário nacional como deputado até sua militância ativa em favor das causas sociais, em especial, de uma educação pública, gratuita e de qualidade para a população brasileira. Esse artigo é de caráter de revisão de literatura.
Palavras-chaves: Florestan Fernandes; educação; ensino público.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.