Emancipação humana, emancipação política e Grêmio Estudantil: alguns apontamentos

Autores

  • Simone de Fátima Flach Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.
  • Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v5i2.1851

Resumo

Valendo-se do materialismo histórico e dialético como método de análise o presente artigo, resultado parcial de pesquisa em andamento, tem como objetivo promover uma reflexão acerca dos conceitos de cidadania e democracia frequentemente vinculados ao grêmio estudantil. Ainda, procura tecer considerações sobre as possibilidades e limites deste canal de representação discente integrar um espaço que contribui para o processo de emancipação, sendo ela política ou humana. Para isto explora-se o termo democracia e cidadania na concepção dos pensadores liberais Kant, Hobbes, Rousseau e Locke, relacionando suas teorizações com os pressupostos que regem a emancipação política configuradas nas ações do grêmio estudantil. Por fim e a partir do pensamento de autores da concepção marxista considera-se a possibilidade deste canal de representação discente atuar como um mecanismo que auxiliará para o rompimento da sociedade capitalista contribuindo para o desenvolvimento humano nas suas múltiplas potencialidades.

Palavras-chave: emancipação-humana; emancipação política; grêmio estudantil; democracia; capitalismo.

 

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Publicado

12/01/2016

Como Citar

Flach, S. de F., & Boutin, A. C. B. D. (2016). Emancipação humana, emancipação política e Grêmio Estudantil: alguns apontamentos. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 5(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v5i2.1851

Edição

Seção

Artigos