Planos nacionais de educação 2001 e 2014: o que permanece e o que muda com relação à educação especial?

Autores

  • Edson Pereira Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT.
  • Marinês dos Passos Tibola Licenciada em Ciências Naturais e Matemática: habilitação em Matemática pela UFMT/ Sinop.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v5i2.1885

Resumo

Neste texto apresentamos um conjunto de considerações comparativas entre o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2001 e o PNE de 2014 no que se refere à Educação Especial. Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica e participamos de discussões a respeito do PNE 2014. Para expor os resultados desse trabalho elaboramos uma breve contextualização da Educação Especial no Brasil e depois comparamos e discutimos alguns aspectos sobre o que permaneceu e o que mudou de um plano para outro. Ao final, consideramos que o texto do plano de 2014 trata as metas de forma geral, deixando a responsabilidade da gestão e efetivação das ações para os municípios e escolas e indicamos que permanece a centralização e dependência do governo federal em funções essenciais para o cumprimento das estratégias.

Palavras-chave: inclusão; diretriz curricular; gestão educacional.

 

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Biografia do Autor

Edson Pereira Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT.

Licenciado em Matemática pela Parcelas/UNEMAT, Mestre em Educação pelo IE/UFMT, Doutor em Educação Matemática no IGCE da UNESP/ Rio Claro. Docente do ICNHS da UFMT Campus Universitário de Sinop. Coordenador do Grupo de Estudo em Ciências Naturais e Matemática (GECINMAT).

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Publicado

12/01/2016

Como Citar

Barbosa, E. P., & Tibola, M. dos P. (2016). Planos nacionais de educação 2001 e 2014: o que permanece e o que muda com relação à educação especial?. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 5(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v5i2.1885

Edição

Seção

Artigos