Planos nacionais de educação 2001 e 2014: o que permanece e o que muda com relação à educação especial?
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v5i2.1885Resumo
Neste texto apresentamos um conjunto de considerações comparativas entre o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2001 e o PNE de 2014 no que se refere à Educação Especial. Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica e participamos de discussões a respeito do PNE 2014. Para expor os resultados desse trabalho elaboramos uma breve contextualização da Educação Especial no Brasil e depois comparamos e discutimos alguns aspectos sobre o que permaneceu e o que mudou de um plano para outro. Ao final, consideramos que o texto do plano de 2014 trata as metas de forma geral, deixando a responsabilidade da gestão e efetivação das ações para os municípios e escolas e indicamos que permanece a centralização e dependência do governo federal em funções essenciais para o cumprimento das estratégias.
Palavras-chave: inclusão; diretriz curricular; gestão educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.