A natureza da ciência na visão de professores de Ciências e Matemática: um recorte no norte de Mato Grosso, Brasil

Autores

  • Andreia Cristina Rodrigues Trevisan Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop-MT
  • Hernani Luiz Azevedo
  • Marta Maria Pontin Darsie

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.1911

Resumo

Esta pesquisa procurou identificar as concepções de Ciência de professores de Ciências Naturais e Matemática que atuam em escolas públicas no norte do estado do Mato Grosso. Para tanto, foram analisadas as respostas de trinta professores quanto a cinco questões presentes em um questionário que versavam sobre características da ciência e do conhecimento científico. Pudemos verificar que a concepção de “ciência” da maior parte dos professores divide-se entre um corpo organizado de conhecimentos e o processo de construção deste conhecimento. A questão metodológica continua sendo o atributo mais utilizado para caracterizar “ciência” e alguns traços de ideias positivistas foram encontrados nas colocações dos professores. No entanto, muitas características da natureza da ciência apontadas mais recentemente pela filosofia da ciência também se fizeram presentes nas colocações dos professores.

Palavras-chave: ensino de Ciências; conhecimento científico; concepções de professores.

 

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Publicado

14/01/2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A natureza da ciência na visão de professores de Ciências e Matemática: um recorte no norte de Mato Grosso, Brasil. (2016). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 6(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.1911