A natureza da ciência na visão de professores de Ciências e Matemática: um recorte no norte de Mato Grosso, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.1911Resumo
Esta pesquisa procurou identificar as concepções de Ciência de professores de Ciências Naturais e Matemática que atuam em escolas públicas no norte do estado do Mato Grosso. Para tanto, foram analisadas as respostas de trinta professores quanto a cinco questões presentes em um questionário que versavam sobre características da ciência e do conhecimento científico. Pudemos verificar que a concepção de “ciência” da maior parte dos professores divide-se entre um corpo organizado de conhecimentos e o processo de construção deste conhecimento. A questão metodológica continua sendo o atributo mais utilizado para caracterizar “ciência” e alguns traços de ideias positivistas foram encontrados nas colocações dos professores. No entanto, muitas características da natureza da ciência apontadas mais recentemente pela filosofia da ciência também se fizeram presentes nas colocações dos professores.
Palavras-chave: ensino de Ciências; conhecimento científico; concepções de professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.