Desenvolvimento profissional na Educação Superior: desafios da docência para uma educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2712Resumo
A temática do desenvolvimento profissional na educação superior frente à educação inclusiva e atendimento de pessoas com deficiência tem ganhado expressiva notoriedade nos dias atuais. No que tange ao desenvolvimento profissional docente, ou à conhecida formação continuada, é necessário compreender que a graduação se constitui apenas como o ponto inicial para que outros desafios e aprendizagens possam acontecer. Diante disso, essa pesquisa busca refletir e identificar trabalhos desenvolvidos pelas instituições de educação superior, visando à formação docente para o atendimento à pessoa com deficiência. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, a partir de uma busca nos repositórios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram selecionadas 04 (quatro) pesquisas correspondentes ao tema. Os resultados apontam que a legislação brasileira não define, claramente, como deve acontecer a formação dos professores da educação superior, considerando os desafios da docência na contemporaneidade, com vistas ao atendimento à diversidade; os programas de pós-graduação stricto sensu não asseguram a formação para o exercício da docência universitária; é necessário que a universidade invista na formação do professor da educação superior e o atendimento à diversidade, incluindo às pessoas com deficiência.Palavras-chave: desenvolvimento profissional; educação superior; educação inclusiva; estudantes com deficiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.