Desenvolvimento profissional na Educação Superior: desafios da docência para uma educação inclusiva

Autores

  • Nayomara Souza Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Ana Cristina Santos Duarte Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2712

Resumo

A temática do desenvolvimento profissional na educação superior frente à educação inclusiva e atendimento de pessoas com deficiência tem ganhado expressiva notoriedade nos dias atuais. No que tange ao desenvolvimento profissional docente, ou à conhecida formação continuada, é necessário compreender que a graduação se constitui apenas como o ponto inicial para que outros desafios e aprendizagens possam acontecer. Diante disso, essa pesquisa busca refletir e identificar trabalhos desenvolvidos pelas instituições de educação superior, visando à formação docente para o atendimento à pessoa com deficiência. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, a partir de uma busca nos repositórios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram selecionadas 04 (quatro) pesquisas correspondentes ao tema. Os resultados apontam que a legislação brasileira não define, claramente, como deve acontecer a formação dos professores da educação superior, considerando os desafios da docência na contemporaneidade, com vistas ao atendimento à diversidade; os programas de pós-graduação stricto sensu não asseguram a formação para o exercício da docência universitária; é necessário que a universidade invista na formação do professor da educação superior e o atendimento à diversidade, incluindo às pessoas com deficiência.Palavras-chave: desenvolvimento profissional; educação superior; educação inclusiva; estudantes com deficiência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nayomara Souza Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
    Pedagoga (UESB), Psicóloga (FTC), Psicopedagoga Clínica e Institucional (UNIVERSO), mestranda em Educação Científica e Formação de Professores (UESB).
  • Ana Cristina Santos Duarte, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
    Pós-Doutora em Didactica de las Ciencias Experiementales, pela Universidad Nacional del Litoral (UNL) - Argentina. Professora do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).  Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Educadores em Ciência (GEP-FEC).

Downloads

Publicado

11/07/2017

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Desenvolvimento profissional na Educação Superior: desafios da docência para uma educação inclusiva. (2017). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2712