A institucionalização da Prova Brasil e a formação do sujeito-escolarizado

Autores/as

  • Verônica Silva de Albuquerque
  • Amilton Flávio Coleta Leal
  • Cristiane Pereira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.2137

Resumen

Este trabalho, filiado à Análise de Discurso de Linha Francesa, pretende discutir a institucionalização da Avaliação denominada “Prova Brasil”, enquanto política pública legitimada pelo Estado e pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica. Desta forma, objetivamos compreender e analisar a legislação que institui a Prova Brasil e a constituição do sujeito escolar na sua relação com o Estado, sobretudo, a formação do sujeito escolarizado decorrente destas práticas avaliativas. As análises nos fizeram olhar para um lugar de contradição na forma de assegurar a educação através do controle de notas. Observamos, ainda, que o Estado detém um discurso voltado para a melhoria da qualidade da Educação Básica, entretanto, a repercussão dos resultados estatísticos dá a ler um discurso que não corrobora para o desenvolvimento dos estudantes brasileiros, sobretudo para o avanço no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: discurso; educação básica; prova Brasil; políticas públicas.

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Publicado

2016-01-14

Cómo citar

Albuquerque, V. S. de, Leal, A. F. C., & Santos, C. P. dos. (2016). A institucionalização da Prova Brasil e a formação do sujeito-escolarizado. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 6(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.2137

Número

Sección

Dossiê