Aspectos de uma política de formação de professores alfabetizadores: O PNAIC em Mato Grosso/Brasil

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Autores

  • Ângela Rita Christofolo de Mello
  • Senilde Solange Catelan

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.2138

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do trabalho desenvolvido pelas formadoras das áreas de Língua Portuguesa e Matemática, Orientadores de Estudos (OEs) e, de forma indireta, alfabetizadores que atuaram nos três primeiros anos do Ensino Fundamental no ano de 2014, subsidiados pelas ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Alfabetização Matemática, coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis. Com o objetivo de analisar aspectos da formação continuada ofertada pelo PNAIC, a pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, analisou as informações coletados junto aos OEs, no período de 10 a 13 de novembro de 2014, quando aconteceu o IV Seminário do PNAIC, em Cuiabá/MT. Neste período, entregamos um roteiro contendo quatro questões abertas para 21 OEs. Deste total, trabalhamos com as contribuições de 16 OEs. As informações coletadas indicam a necessidade da continuidade da oferta de formação aos professores alfabetizadores, com proposições teóricas e metodológicas mais articuladas e contextualizadas às realidades vivenciadas nas diferentes instituições educativas de Mato Grosso. Dentre as proposições solicitadas, destacou-se o planejamento interdisciplinar.

Palavras-chave: PNAIC; formação docente; desafios da alfabetização.

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Publicado

14/01/2016

Como Citar

Mello, Ângela R. C. de, & Catelan, S. S. (2016). Aspectos de uma política de formação de professores alfabetizadores: O PNAIC em Mato Grosso/Brasil. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 6(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.2138

Edição

Seção

Dossiê