Aspectos de uma política de formação de professores alfabetizadores: O PNAIC em Mato Grosso/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.2138Resumen
Este artigo apresenta uma análise do trabalho desenvolvido pelas formadoras das áreas de Língua Portuguesa e Matemática, Orientadores de Estudos (OEs) e, de forma indireta, alfabetizadores que atuaram nos três primeiros anos do Ensino Fundamental no ano de 2014, subsidiados pelas ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Alfabetização Matemática, coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis. Com o objetivo de analisar aspectos da formação continuada ofertada pelo PNAIC, a pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, analisou as informações coletados junto aos OEs, no período de 10 a 13 de novembro de 2014, quando aconteceu o IV Seminário do PNAIC, em Cuiabá/MT. Neste período, entregamos um roteiro contendo quatro questões abertas para 21 OEs. Deste total, trabalhamos com as contribuições de 16 OEs. As informações coletadas indicam a necessidade da continuidade da oferta de formação aos professores alfabetizadores, com proposições teóricas e metodológicas mais articuladas e contextualizadas às realidades vivenciadas nas diferentes instituições educativas de Mato Grosso. Dentre as proposições solicitadas, destacou-se o planejamento interdisciplinar.
Palavras-chave: PNAIC; formação docente; desafios da alfabetização.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.