Reflexões sobre a educação superior brasileira: obstáculos à universalização e riscos à construção da qualidade
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.2143Resumo
Este estudo faz uma reflexão sobre a educação superior brasileira contemporânea e analisa seu estado, os desafios para a universalização e a construção da qualidade. Para tanto, foi necessário observar as características e as peculiaridades das políticas públicas emanadas do período recente, em especial o que compreende as três últimas décadas. O estudo classifica-se como descritivo, retrospectivo baseado em revisão documental e de literatura. Quanto à técnica de coleta de dados, foram feitas buscas com palavras-chave e acesso a arquivos de documentos; quanto à análise dos dados, trata-se de leitura, análise crítica e dialética embasada em referencial teórico específico. Como resultado, aponta-se que é preciso repensar profundamente a educação brasileira, suas instituições de ensino superior e suas universidades, observando-as como componentes essenciais de um sistema educativo; não é estratégico ao país mantê-las como um conjunto de instituições desconexas e/ou somente justapostas por legislação. Pensar e remodelar a educação superior irá requerer uma forte reorganização das políticas públicas para a educação como um todo.
Palavras-chave: educação superior brasileira; políticas públicas; universidade; universalização; qualidade da educação.
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