A percepção da interação familiar em adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.2145Resumo
A interação familiar é um aspecto de suma importância para o crescimento saudável dos filhos, refletindo diretamente em seus comportamentos. Neste contexto, o objetivo deste artigo foi identificar a qualidade na interação familiar em alunos do último ano do ensino fundamental no município de Rolim de Moura - RO. A amostra deste estudo foi composta por 43 alunos, de ambos os sexos que estavam cursando o 9º ano do ensino fundamental em duas escolas (pública e particular). O instrumento utilizado foi a Escala de Qualidade na Interação Familiar (EQIF). Os resultados mostraram que a interação familiar na escola pública e principalmente na escola privada é preocupante, necessitando de programas de orientação para os pais. Isto permitiria aos adolescentes crescerem e se desenvolverem em um ambiente familiar saudável.
Palavras-chave: EQIF; interação familiar; adolescência; Rondônia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.