A relação família e escola na aprendizagem escolar: que escola, qual família?

Autores

  • Isaias Batista de Oliveira Júnior
  • Diego Raone Ferreira
  • Renata Maria Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.2146

Resumo

Os adventos da modernidade têm dados novos contornos sociais as famílias atuais, tanto nos aspectos sociais quanto culturais e no que se refere a relação dessa instituição com a escola o papel de ambas passa a ser repensado. A escola busca disseminar o conhecimento acumulado historicamente além dos aspectos biopsicossociais, quanto a esse, busca dividir a tarefa com a família tentando integrá-la ao âmbito escolar. Porém, o que se percebe é que nos ritos escolares muitas vezes a escola ignora ou culpa as famílias organizadas em models não convencionais pelo fracasso escolar de seus alunos. Pautado nessa discussão serão apresentadas afirmações de teóricos a respeito da diversidade de família e como se dá sua relação com a escola. As considerações finais apontam que a escola deve ser cautelosa ao responsabilizar as famílias organizadas em modelos não convencionais pelo desempenho dos alunos, pois o bom o sucesso ou o fracasso escolar não pode ser imputado a configuração familiar dos alunos, mas deve-se levar em conta que outros inúmeros fatores (sociais, políticos, econômicos e culturais) influem na qualidade da aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave: famílias organizadas em modelos não convencionais; educação; aprendizagem.

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Publicado

14/01/2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A relação família e escola na aprendizagem escolar: que escola, qual família?. (2016). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 6(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.2146