O PARFOR/UFPA e suas implicações para o estado do PARÁ

Autores

  • Amanda C. Soares Freires
  • Arlete Maria M. de Camargo

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v6i2.2386

Resumo

Este artigo tem por base o projeto de dissertação em desenvolvimento, cujo objeto de estudo é o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR – programa destinado aos professores que já atuam na educação básica, mas que não possuem a formação mínima exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (Lei nº 9. 394/ 1996), em que o principal desafio consiste na consolidação da profissionalização docente. O Plano é uma ação emergencial que vislumbra a formação em nível superior dos professores atuantes na educação básica e pública brasileira, possibilitando-lhes acesso à qualificação profissional. O trabalho tem por objetivo avaliar os impactos que essa política vem apresentando no estado do Pará, considerando a formação oferecida pela Universidade Federal do Pará - UFPA e a partir de algumas reflexões sobre os aspectos que vêm orientando o percurso da formação de professores. Para entender melhor o que está acontecendo, dado o alcance do PARFOR nesse estado, levou-se em consideração o contexto de reforma do Estado e suas repercussões nos cursos de formação de professores no âmbito da Universidade. Os procedimentos metodológicos adotados incluem análise de documentos oficiais sobre as políticas de formação de professores e da literatura correlata.  Os resultados alcançados ainda não são conclusivos, entretanto possibilitam refletir sobre desafios e dificuldades que o programa enfrenta.

Palavras-chave: formação de professores; PARFOR; políticas educacionais.

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Publicado

15/07/2016

Como Citar

Freires, A. C. S., & Camargo, A. M. M. de. (2016). O PARFOR/UFPA e suas implicações para o estado do PARÁ. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v6i2.2386

Edição

Seção

Artigos