O PARFOR/UFPA e suas implicações para o estado do PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v6i2.2386Resumo
Este artigo tem por base o projeto de dissertação em desenvolvimento, cujo objeto de estudo é o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR – programa destinado aos professores que já atuam na educação básica, mas que não possuem a formação mínima exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (Lei nº 9. 394/ 1996), em que o principal desafio consiste na consolidação da profissionalização docente. O Plano é uma ação emergencial que vislumbra a formação em nível superior dos professores atuantes na educação básica e pública brasileira, possibilitando-lhes acesso à qualificação profissional. O trabalho tem por objetivo avaliar os impactos que essa política vem apresentando no estado do Pará, considerando a formação oferecida pela Universidade Federal do Pará - UFPA e a partir de algumas reflexões sobre os aspectos que vêm orientando o percurso da formação de professores. Para entender melhor o que está acontecendo, dado o alcance do PARFOR nesse estado, levou-se em consideração o contexto de reforma do Estado e suas repercussões nos cursos de formação de professores no âmbito da Universidade. Os procedimentos metodológicos adotados incluem análise de documentos oficiais sobre as políticas de formação de professores e da literatura correlata. Os resultados alcançados ainda não são conclusivos, entretanto possibilitam refletir sobre desafios e dificuldades que o programa enfrenta.
Palavras-chave: formação de professores; PARFOR; políticas educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.