Complexidade, currículo e ensino: uma reflexão sobre a licenciatura

Autores

  • Adilson Vagner de Oliveira
  • Bruno Avelino Sanches
  • Luis Fernando de Almeida Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.2149

Resumo

Este estudo faz um recorte analítico da Teoria da Complexidade de Edgar Morin, baseado em algumas de suas principais produções teóricas, como Morin (2011, 2011b, 2014). Com o objetivo de analisar a percepção de acadêmicos de licenciatura para a possibilidade de se fortalecer o debate sobre reforma do currículo a partir dos escritos conceituais do pensador francês. Assim, com um enfoque quantitativo realizou-se uma entrevista por meio de questionários com 60 acadêmicos do curso de Biologia do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Juína durante o primeiro semestre de 2015. Foi possível verificar que os trabalhos de Edgar Morin apresentam-se de maneira discreta nos cursos superiores de formação de professores, embora exista já uma grande aceitação de abordagens curriculares por área do conhecimento o que justifica a intensificação de novas pesquisas empíricas sobre os projetos para a educação do futuro.

Palavras-chave: Edgar Morin; complexidade; currículo; educação.

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Publicado

14/01/2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Complexidade, currículo e ensino: uma reflexão sobre a licenciatura. (2016). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 6(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v6i1.2149