Educação inclusiva e educação bilíngue: o que dizem os alunos surdos sobre o Ensino de Língua Portuguesa nesses diferentes contextos?

Autores

  • Bruna Crescêncio Neves Instituto Federal de Santa Catarina/Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v6i2.2251

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação dos alunos surdos com a Língua Portuguesa de acordo com suas experiências em duas diferentes propostas de ensino – educação bilíngue e educação inclusiva. Trata-se de um estudo de caso realizado com três alunos surdos, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Câmpus Palhoça Bilíngue. O artigo apresenta uma revisão bibliográfica voltada para os aspectos da educação bilíngue e inclusiva, especialmente no que se refere à educação de surdos e, também questões do ensino de Língua Portuguesa (doravante LP) como segunda língua para surdos. Os resultados evidenciam a importância da Língua Brasileira de Sinais ser a língua de instrução no processo de ensino e aprendizagem da LP e mostram que os alunos são sensíveis quanto à proposta de ensino – inclusiva ou bilíngue.

Palavras-chave: educação bilíngue; inclusão; língua portuguesa; surdos.

 

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Biografia do Autor

Bruna Crescêncio Neves, Instituto Federal de Santa Catarina/Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Letras Português/Inglês - Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestra em Linguística/UFSC. Doutoranda em Linguística/UFSC. Professora de Português como segunda língua do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Palhoça Bilíngue.

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Publicado

15/07/2016

Como Citar

Neves, B. C. (2016). Educação inclusiva e educação bilíngue: o que dizem os alunos surdos sobre o Ensino de Língua Portuguesa nesses diferentes contextos?. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v6i2.2251

Edição

Seção

Artigos