Processo identitário de gestores educacionais, da periferia do estado do Rio de Janeiro, revelado pela teoria das representações sociais

Autores

  • Luciano Luz Gonzaga Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis
  • Denise Rocha Corrêa Lannes Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v6i2.2281

Resumo

Existe uma premissa, suportada por um senso comum, mas ainda muito discutida no mundo acadêmico, em que declara que a qualidade da escola está diretamente relacionada à qualidade da gestão escolar. No entanto, poucas pesquisas são realizadas com o objetivo de identificar as crenças e expectativas dos gestores escolares acerca do papel que realizam em suas respectivas unidades escolares. Assim sendo, a proposta deste trabalho consistiu em identificar e comparar perfis, crenças e expectativas dos gestores que atuam em escolas de alto e baixo IDEB e, a partir dessas informações, inferir o quanto isso realmente impacta ou não sobre a qualidade da educação. O principal aporte teórico para o embasamento da pesquisa foi a Teoria das Representações Sociais e na sua abordagem complementar a Teoria do Núcleo Central, bem como a técnica do discurso do sujeito coletivo. Nossos dados demonstraram crenças distintas entre os gestores acerca da expressão indutora ‘ser diretor(a) de escola’ e um objetivo coletivo para os gestores de escolas de baixo IDEB focado na dimensão infraestrutural.

Palavras-chave: gestão escolar; representações sociais; identidade profissional; IDEB.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciano Luz Gonzaga, Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis
    Doutorando em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Denise Rocha Corrêa Lannes, Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis
    Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de Educação, Gestão e Difusão de Biociências, do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis. Laboratório:"Em Formação": pesquisa em Arte, Ciência e Educação.

Downloads

Publicado

15/07/2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Processo identitário de gestores educacionais, da periferia do estado do Rio de Janeiro, revelado pela teoria das representações sociais. (2016). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v6i2.2281