Processo identitário de gestores educacionais, da periferia do estado do Rio de Janeiro, revelado pela teoria das representações sociais
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v6i2.2281Resumo
Existe uma premissa, suportada por um senso comum, mas ainda muito discutida no mundo acadêmico, em que declara que a qualidade da escola está diretamente relacionada à qualidade da gestão escolar. No entanto, poucas pesquisas são realizadas com o objetivo de identificar as crenças e expectativas dos gestores escolares acerca do papel que realizam em suas respectivas unidades escolares. Assim sendo, a proposta deste trabalho consistiu em identificar e comparar perfis, crenças e expectativas dos gestores que atuam em escolas de alto e baixo IDEB e, a partir dessas informações, inferir o quanto isso realmente impacta ou não sobre a qualidade da educação. O principal aporte teórico para o embasamento da pesquisa foi a Teoria das Representações Sociais e na sua abordagem complementar a Teoria do Núcleo Central, bem como a técnica do discurso do sujeito coletivo. Nossos dados demonstraram crenças distintas entre os gestores acerca da expressão indutora ‘ser diretor(a) de escola’ e um objetivo coletivo para os gestores de escolas de baixo IDEB focado na dimensão infraestrutural.
Palavras-chave: gestão escolar; representações sociais; identidade profissional; IDEB.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.