Escola de engenharia de Pernambuco: Professores-engenheiros e sua formação

Autores

  • André Roberto da Silva Pinto Faculdade de Educação da Unicamp
  • Maria Ângela Miorim

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v6i2.2298

Resumo

Neste artigo, centramos nossa atenção na Escola de Engenharia de Pernambuco, em seus professores-engenheiros, no Ensino de Matemática e na formação de engenheiros civis entre finais do século XIX e início do século XX. Na realização de tal tarefa, focamos nossa atenção em rastros que se manifestam em memórias de alunos e professores. Pautamo-nos, especialmente, nos escritos de Carlo Ginzburg. Buscamos rastros, no sentido atribuído por este autor, que nos ajudaram a construir “o fio do relato” e a nos orientar “no labirinto da realidade” (GINZBURG, 2007, p. 7).

Palavras-chave: Escola de Engenharia de Pernambuco; ensino de Matemática; formação de engenheiros-professores.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Roberto da Silva Pinto, Faculdade de Educação da Unicamp

Licenciado em Matemática pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da UNICAMP e mestre em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da UNICAMP. Atualmente é professor de Matemática.
Possui Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1975), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1975) , mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1980) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Coordena o Grupo de Pesquisa HIFEM - História, Filosofia e Educação Matemática da FE-UNICAMP, desde a sua criação em 1996. É Professora Doutora do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da UNICAMP. Atua nos Cursos de Licenciatura da UNICAMP, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática. É Coordenadora do Centro de Memória da Educação da FE-UNICAMP e do CEMPEM Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática, e editora da revista Zetetiké (UNICAMP) (0104-4877). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Matemática. Temas de investigação: Formação de Professores de Matemática, História da Educação Matemática brasileira e História na Educação Matemática.

Downloads

Publicado

15/07/2016

Como Citar

Pinto, A. R. da S., & Miorim, M. Ângela. (2016). Escola de engenharia de Pernambuco: Professores-engenheiros e sua formação. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v6i2.2298

Edição

Seção

Artigos