Possibilidades e limitações de uma aproximação teórica entre a Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu e a teoria do multiculturalismo
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v6i2.2300Resumo
Este artigo, escrito sob a forma de um ensaio teórico, utilizando a metodologia de revisão da literatura, busca contribuir para as discussões sobre o tema da diversidade e desigualdades ao tentar localizar pontos de consenso e de dissenso entre a Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu e a teoria do multiculturalismo. Esse texto se mostra relevante, pois é notório que as desigualdades de oportunidades educacionais afetam a população brasileira, sobretudo, os estudantes de classes populares e de minorias, e, nesta perspectiva, este ensaio sugere alternativas teóricas para se compreender e superar as desigualdades educacionais. Aponta-se que, a despeito de haver diferenças significativas entre tais teorias, existe uma possibilidade de diálogo entre ambas as teorias se se estabelecer que estas são complementares e que cada uma atua na limitação da outra.
Palavras-chave: Pierre Bourdieu; Sociologia da Educação; Multiculturalismo; capital cultural; violência simbólica.
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