Possibilidades e limitações de uma aproximação teórica entre a Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu e a teoria do multiculturalismo

Autores

  • Renan Santiago de Sousa UFRJ
  • Ana Ivenicki PPGE-UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v6i2.2300

Resumo

Este artigo, escrito sob a forma de um ensaio teórico, utilizando a metodologia de revisão da literatura, busca contribuir para as discussões sobre o tema da diversidade e desigualdades ao tentar localizar pontos de consenso e de dissenso entre a Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu e a teoria do multiculturalismo. Esse texto se mostra relevante, pois é notório que as desigualdades de oportunidades educacionais afetam a população brasileira, sobretudo, os estudantes de classes populares e de minorias, e, nesta perspectiva, este ensaio sugere alternativas teóricas para se compreender e superar as desigualdades educacionais. Aponta-se que, a despeito de haver diferenças significativas entre tais teorias, existe uma possibilidade de diálogo entre ambas as teorias se se estabelecer que estas são complementares e que cada uma atua na limitação da outra.

Palavras-chave: Pierre Bourdieu; Sociologia da Educação; Multiculturalismo; capital cultural; violência simbólica.

 

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Biografia do Autor

  • Renan Santiago de Sousa, UFRJ
    Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Ana Ivenicki, PPGE-UFRJ
    PhD em Educação pela Universidade de Glasgow. Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

15/07/2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Possibilidades e limitações de uma aproximação teórica entre a Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu e a teoria do multiculturalismo. (2016). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v6i2.2300