As Olimpíadas de Matemática da UNEMAT, Campus de Sinop: retrato extensionista e espaço de interlocuções com indicadores nacionais
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v6i2.2383Resumo
As olimpíadas científicas têm se apresentado como ações que oportunizam a coleta de dados com o potencial de mapear situações de ensino. Neste artigo apresentamos resultados parciais, fundamentados nas provas das Olimpíadas de Matemática da UNEMAT, Campus de Sinop, mais especificamente, informações sobre o desempenho de alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, entre os anos de 2012 e 2015. Ressaltamos aqui, a nossa compreensão de que instrumentos de avaliação educacional transcendem o simples ‘medir’, ou seja, entendemos que tendo em vista a multiplicidade de elementos que caracterizam o universo escolar, esclarecemos que os dados apresentados se configuram em uma ferramenta de análise complementar em avaliações que discutem ensino e aprendizagem. Sendo assim, para situar nossa pesquisa, optamos em expor o histórico extensionista do projeto e como este possibilita consolidar a Universidade do Estado de Mato Grosso enquanto ambiente acadêmico que unifica pesquisa e extensão. Paralelamente, vamos apontando as relações das provas aplicadas com os temas e descritores da Prova Brasil, um tradicional indicador nacional, que constitui o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A partir disto, estabelecemos um diálogo entre estes descritores e nosso banco de dados, o que nos oportunizou analisar acertos e erros mais frequentes e quais as habilidades envolvidas neste processo. Com isso, também apresentamos possibilidades de investigação que podem ser subsidiadas por esta pesquisa, as quais se caracterizam desde apontamentos que podem auxiliar na gestão educacional até na iniciativa de ações que atinjam diretamente o desenvolvimento do ensino nesta fase de escolaridade.
Palavras-chave: avaliação educacional; Olimpíadas de Matemática; descritores da Prova Brasil; extensão universitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.