APAE: um modelo de educação empreendedora
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2568Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre as implicações e contribuições do atual trabalho de profissionalização einserção no mercado realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), por proporcionar àspessoas com necessidades especiais a oportunidade de gerirem seu próprio sustento e se tornarem parte dapopulação ativa do país. Assim, a educação oferecida por estas instituições, que se preocupam com a formaçãode seus alunos para a vida cidadã, precisa ser discutida sob outra ótica. O estudo se inicia com uma brevetrajetória sobre a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais e os movimentos da sociedade civil,com o objetivo de promover transformações sociais, educacionais, culturais e políticas. Finalmente, apontandocomo se estrutura a APAE da cidade de Bragança Paulista, estado de São Paulo, é relatado, a partir de umapesquisa bibliográfica e de dados coletados na própria instituição, como se dá esse processo educativo para omercado de trabalho.
Palavras-chave: APAE; pedagogia empreendedora; necessidades educacionais especiais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.