APAE: um modelo de educação empreendedora

Autores

  • Ruth Maria Rodrigues Garé Universidade São Francisco - USF
  • Alessandra de Falco Brasileiro Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2568

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre as implicações e contribuições do atual trabalho de profissionalização einserção no mercado realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), por proporcionar àspessoas com necessidades especiais a oportunidade de gerirem seu próprio sustento e se tornarem parte dapopulação ativa do país. Assim, a educação oferecida por estas instituições, que se preocupam com a formaçãode seus alunos para a vida cidadã, precisa ser discutida sob outra ótica. O estudo se inicia com uma brevetrajetória sobre a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais e os movimentos da sociedade civil,com o objetivo de promover transformações sociais, educacionais, culturais e políticas. Finalmente, apontandocomo se estrutura a APAE da cidade de Bragança Paulista, estado de São Paulo, é relatado, a partir de umapesquisa bibliográfica e de dados coletados na própria instituição, como se dá esse processo educativo para omercado de trabalho.

Palavras-chave: APAE; pedagogia empreendedora; necessidades educacionais especiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruth Maria Rodrigues Garé, Universidade São Francisco - USF

 

Doutora em Educação com estudos na área de práticas discursivas e educação de surdos.Em pós-doutoramento na linha de pesquisa: Práticas discursivas, processos culturais e educativos. Formação em Letras, Pedagogia e Comunicação Social.Docente de Libras em cursos de Licenciatura da USF e PUC-Campinas. Especialista em Atendimento Educacional Especializado na USF-SP. Profissional de Apoio do NAP Nucleo de Atendimento Educacional Especializado e apoio aos estudantes com necessidades educacionais especiais da Universidade São Francisco - USF.

Alessandra de Falco Brasileiro, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

É professora do curso de Graduação em Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), onde profere as disciplinas: Jornalismo Online, Oficina de Jornalismo Online, Projeto Experimental em Jornalismo I e Projeto Experimental em Jornalismo II. É tutora da empresa Mosaico Comunicação Jr. Também é docente no Núcleo de Ensino à Distância (NEAD/UFSJ) nos cursos de Especialização em Educação Empreendedora e em Mídias na Educação. Formada em Jornalismo pela PUC-Campinas e em Letras - Bacharelado e Licenciatura - pela Unicamp, especialista em Jornalismo Científico pelo Labjor/Unicamp, mestre em Comunicação Social pela Metodista-SP e doutora em Educação pela Unicamp. Atualmente realiza o estágio Pós-Doutoral em Comunicação pela Metodista-SP. Tem experiência profissional e acadêmica principalmente nas áreas de Jornalismo Científico e Tecnológico, Comunicação Organizacional e Educação. É membro da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec). Áreas de Interesse: Ensino de Jornalismo - Jornalismo e Tecnologia - Jornalismo móvel - Educação a Distância - Gestão do conhecimento.

Downloads

Publicado

11/07/2017

Como Citar

Garé, R. M. R., & Brasileiro, A. de F. (2017). APAE: um modelo de educação empreendedora. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2568

Edição

Seção

Dossiê